Representantes de aldeias reclamaram de irregularidades e da falta de consulta apropriada a respeito da contratação de profissionais
Ministério Público Federal em Rondônia
O Distrito Sanitário Indígena (Dsei) em Vilhena (RO) acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e passará a perguntar a opinião dos indígenas a respeito de profissionais contratados e nível de satisfação dos serviços prestados.
Na recomendação, o MPF ressalta que as consultas sobre a opinião dos indígenas deverão ser realizadas por meio de diálogo, e formalizadas por documento próprio.
Os representantes das aldeias indígenas Capitão Quina, Sowaintê, Capitão Pedro Mamaindê, Nova Canaã e da comunidade Rio do Ouro da Tubarão Latundê têm relatado irregularidades e atos de desrespeito com relação ao direito de consulta dos indígenas por parte do Dsei em Vilhena.
Grande parte dos relatos chama a atenção para a falta de consulta aos indígenas a respeito da contratação de profissionais de saúde, que muitas vezes são diferentes dos escolhidos pelas aldeias.
—
Imagem: Secom/PGR