Entidades se reúnem para discutir prevenção de contaminação da covid-19 em aldeia indígena

MPF está presente na atenção às comunidades tradicionais do Paraná

Ministério Público Federal no Paraná

Nesta quarta-feira (30), o Ministério Público Federal (MPF), representado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Paraná (PRDC/PR), esteve presente em reunião virtual com autoridades municipais, representantes de outros órgãos e com moradores da Aldeia Indígena de Araçaí, localizada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR).

O encontro foi motivado pelo Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná levando em conta o surgimento de casos de covid-19 na aldeia e contou, além do MPF, com o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual. A discussão girou em torno de um plano de contingência visando evitar a proliferação de casos do novo coronavírus na comunidade.

O vice cacique da aldeia, Josias, afirmou que já são 17 positivados e que todos estão cumprindo distanciamento social em suas casas, mas que seria necessário instalações de comunicação visual na parte externa da aldeia, objetivando um maior isolamento da comunidade. Além disso, ficou decidido que as instituições de saúde reforcem as orientações de profilaxia da doença, em especial as relativas a higiene adequada das mãos, uso de máscara, isolamento e a não aglomeração de pessoas.

PRDC – A atenção à prevenção à covid-19 nas comunidades tradicionais tem sido recorrente na atuação da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Paraná. Desde o início do ano foram reuniões com grupos indígenas, quilombolas e caiçaras envolvendo autoridades locais, instituições parceiras – como Ministério Público do Estado do Paraná, Defensoria Pública do Paraná e Ministério Público do Trabalho – e lideranças das comunidades. “O momento é atípico e difícil para todos, mas não podemos deixar nenhum cidadão de lado. O direito à preservação da vida e de serviços básicos de saúde precisam ser garantidos junto com o respeito a culturas específicas e variadas que temos no estado e no Brasil”, finaliza Indira Bolsini Pinheiro, procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Paraná.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × três =