Pressão do agronegócio pode fazer Anvisa liberar estoques de paraquate

Por Thereza Reis, na Abrasco

Na última semana, o agrotóxico paraquate teve seu uso proibido no Brasil, com o prazo estipulado em 30 dias para o recolhimento do estoque. Porém, devido à pressão do agronegócio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá permitir o uso do estoque pelos agricultores. Estudos mostram que o uso do produto aumenta a incidência da doença de Parkinson e câncer em agricultores.

Karen Freidrich, do Grupo Temático Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco) falou ao jornal Folha de S. Paulo sobre os riscos do paraquate. “Ele é proibido em outros países e tem efeitos tóxicos graves, tanto agudos quanto crônicos. São efeitos de contato do trabalhador, e de pessoas que moram em áreas próximas da área de pulverização”, explicou.

Mesmo que as fontes do agronegócio argumentem não haver veneno substituto pelo fato de a proibição acontecer no meio da safra, para Friedrich não há motivo para novo adiamento, já que a proibição era esperada desde 2017.

“Não faz nenhum sentido o setor estocar esse produto já sabendo que nesse mês de setembro teria a proibição, a não ser que tivesse uma expectativa de reverter a avaliação de alguma outra forma, que não pela toxicidade”, pontuou. “Manter e usar esse estoque é apoiar um artifício que o setor econômico viu de estocar um produto que saberia que seria proibido, e manter pessoas expostas”, concluiu.

A medida que flexibiliza a proibição está na pauta da próxima reunião da Anvisa, no dia 7 de outubro e foi proposta por Antônio Barra Torres, diretor-presidente substituto da Anvisa.

Foto: Fernando Frazão

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × três =