Amazônia se aproxima da degradação florestal “sem volta”

ClimaInfo

A maior floresta tropical do planeta pode estar próxima de entrar em caminho sem volta de degradação. O alerta vem de um estudo publicado ontem (5/10) por pesquisadores europeus na revista Nature Communications, os quais analisaram os impactos da mudança do clima sobre a Amazônia, principalmente em relação ao nível médio de precipitação.

Considerando que a Floresta Amazônica precisa de uma precipitação de 1,2 mil a 2 mil milímetros para manter sua capacidade de regeneração, uma diminuição no volume de chuvas pode causar o colapso de ao menos 40% de sua área atual até o final deste século.

Estudos anteriores já assinalavam essa possibilidade, mas para além de 2100. O artigo destaca que a ameaça pode ser mais imediata do que se esperava, o que terá impacto considerável sobre a biodiversidade amazônica, uma das maiores do planeta.

FolhaGuardianJovem Pan e The New York Times, entre outros, trouxeram mais detalhes sobre o estudo.

Em tempo: Vale cada minuto gasto na leitura do especial interativo trilíngue publicado pelo The New York Times na semana passada sobre a Amazônia. Dividido em três partes, o material reuniu especialistas para fazer um raio-x sobre a situação da floresta, com destaque para os problemas políticos, econômicos e sociais que ameaçam sua existência e futuro, e para os benefícios atuais e potenciais que ela pode oferecer à humanidade se for protegida.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 13 =