Vozes dos Biomas: um olhar sobre os biomas sob o prisma da cosmogonia indígena, por Ailton Krenak

Por Sucena Shkrada Resk, no Blog Cidadãos do Mundo

O Projeto Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk tem como 48º entrevistado, o líder indígena Ailton Krenak, que é escritor, comunicador e também um dos maiores pensadores de nossa contemporaneidade. Ele exerceu um papel importante, na Constituinte brasileira, em 1987, para a inserção do capítulo indígena na carta magna.

Ailton é autor de e-books que têm cativado milhares de leitores – “Ideias para adiar o fim do mundo”, que já ganhou versão em outros idiomas,  “O amanhã não está à venda”, “A vida não é útil”, entre outras publicações. O líder indígena é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Na sua trajetória, participou da constituição da Aliança dos Povos da Floresta, que teve como liderança, o seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, em defesa dos povos da Amazônia, em 1985.

Na atualidade, o povo Krenak, que vive no Vale do Rio Doce, em MG, junto a outras comunidades ribeirinhas, sofreu e sofre ainda as consequências do rompimento da barragem de rejeitos do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, Mariana, MG, pertencente da empresa mineradora Samarco, que tem como acionistas as também mineradora Vale e BHP Billiton, que ocorreu em 2015.

Neste diálogo, Ailton Krenak expõe e compartilha sua leitura de mundo e de relação com o bioma da Mata Atlântica, onde fica o vale do Rio Doce, que sofre todos os tipos de pressões, como o desmatamento. Os temas da biodiversidade, ecossistema, justiça socioambiental, cosmogonia, Mata Atlântica, Amazônia e muito mais fazem parte desta cativante linha narrativa. Vem com a gente!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

8 + um =