Cimi manifesta solidariedade ao cacique Marquinhos e ao povo Xukuru

Eleito prefeito no sertão pernambucano, Marcos Xukuru luta pela posse no TSE

Cimi

O Cimi está ao lado do cacique Marcos Luidson, vencedor no pleito eleitoral de 2021 para administrar o município de Pesqueira, no sertão pernambucano. Marquinho Xukuru foi o primeiro indígena eleito para comandar a cidade, onde os povos originários somam mais de um terço da população.

Leia a nota do Cimi!

NOTA EM APOIO À ELEIÇÃO, DIPLOMAÇÃO E POSSE DO CACIQUE MARCOS LUIDSON, COMO PREFEITO DE PESQUEIRA – PE

O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO – CIMI, órgão anexo da CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB, ciente da expressiva vitória do cacique do Povo Xukuru, Marcos Luidson, carinhosamente conhecido pelos Povos Indígenas no Brasil, como Marquinhos Xukuru, na disputa eleitoral para o cargo de Prefeito do Município de Pesqueira, no Estado de Pernambuco, bem como que o registro de sua candidatura foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, revendo sentença do Juízo Eleitoral de Pesqueira-PE, que havia deferido o registro, sob o fundamento de Marquinhos se encontrar inelegível, em razão de condenação criminal, cujo Recurso Especial Eleitoral encontra-se submetido a apreciação e julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral, considera relevante destacar e registrar sua integral solidariedade ao candidato eleito Marcos Luidson, bem como ao Povo Xukuru, por considerar que o indeferimento do registro de sua candidatura representa uma grave injustiça histórica, já apreciada e reconhecida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos.

Marquinhos, filho do grande Líder do Povo Xukuru, Chicão, brutalmente assassinado, tem sido perseguido e hostilizado por assumir, com firmeza e habilidade, com o apoio de sua mãe Zenilda e seu Povo.

Não há nada na sua trajetória pessoal e política que comprometa sua idoneidade e integridade.

A trama urdida pelos inimigos dos Povos Indígenas, que o levaram a ser condenado criminalmente, não implica qualquer evidência ensejadora de inelegibilidade, na medida em que não há qualquer envolvimento de sua pessoa, em atos atentatórios a integridade física de qualquer pessoa e muito menos de patrimônio público ou particular, ou mesmo à incolumidade pública.

O CIMI, como todos os Povos Indígenas, conforme expressado em manifestação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, reitera seu apoio e solidariedade ao Cacique e Prefeito eleito de Pesqueira-PE, Marcos Luidson, do Povo Xukuru, na perspectiva de que seu Recurso Especial Eleitoral seja conhecido e provido pelo Tribunal Superior Eleitoral, para deferir o registro de sua candidatura ao cargo de Prefeito do Município de Pesqueira, no Estado de Pernambuco, de forma que possa ser diplomado no próximo dia 18 de dezembro de 2020 e empossado no dia 1º de janeiro de 2021.

Em primeiro plano, cacique Marquinhos, ao lado de comitiva do povo Xukuru de Ororubá, durante manifestação no Acampamento Terra Livre (ATL) de 2017, em Brasília. | Foto: Guilherme Cavalli/Cimi

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 5 =