Líder indígena ambientalista é assassinado em Honduras

Vásquez era da mesma etnia que a hondurenha Berta Cáceres, morta a tiros em 2016 por defender povos originários no país.

Por France Presse, no G1

O indígena Félix Vásquez, líder ambientalista, defensor de territórios indígenas em Honduras e pré-candidato a deputado, foi morto na noite de sábado (26) por um grupo não identificado que invadiu sua casa, denunciaram testemunhas a ONG Comitê de Familiares de Presos Desaparecidos em Honduras (Cofadeh).

Quatro homens encapuzados entraram na casa de Vásquez, na comunidade de Ocotal, município de Santiago de Puringla, departamento (estado) de La Paz, oeste do país, detalhou o site Defensores en Línea, da Cofadeh.

Após subjugar e espancar alguns dos presentes, os homens atiraram no líder, informou a ONG, com base em relatos de testemunhas cujas identidades foram mantidas em sigilo.

Vásquez, de cerca de 70 anos, era indígena Lenca, a mesma etnia à que pertencia a hondurenha Berta Cáceres, premiada por seu trabalho ambientalista e morta a tiros em 2016 após anos de luta contra megaprojetos que ameaçavam deslocar povos originários.

Félix Vásquez também era um defensor do meio ambiente, “preocupado com a ocupação de latifundiários em áreas de reserva natural, como a bacia hidrográfica El Jilguero”, cujo dano impactaria mais de 300 famílias indígenas, segundo o Defensores en Línea.

O dirigente havia decidido entrar para a política como pré-candidato a uma vaga de deputado pelo partido Liberdade e Refundação (LIBRE) nas eleições de novembro de 2021.

A ONG lembrou que 90% da população de La Paz é indígena, amparada pelo Convênio 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que pede respeito às formas de vida dos povos originários e ordena às autoridades consultá-los sobre as medidas que afetem seus territórios ou convivência.

Em 2015, pelo menos 20 defensores indígenas foram assassinados, denunciou o Movimento Independente Indígena Lenca de La Paz-Honduras (MILPAH).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 + 6 =