Violações de Direitos Humanos agravam vulnerabilidade de Povos Indígenas

ClimaInfo

Em entrevista a O Globo, a advogada Ana Valéria Araújo, superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos, ressaltou o impacto da pandemia e do desmantelamento das políticas públicas de Direitos Humanos sob o governo Bolsonaro na situação dos Povos Indígenas e de outros grupos vulneráveis no Brasil.

“A gente tem um país onde Direitos Humanos são violados de formas muito diversas. Basta olhar para os Povos Indígenas, que estão em uma situação absolutamente difícil de disputa territorial, com questões que há tempos tinham sido superadas voltando à tona nos últimos dois anos, fortalecidas pelo discurso do governo de que é preciso desenvolver a Amazônia a qualquer custo”, disse Araújo. “No discurso, o governo incentiva invasão de terras, invasão por garimpeiros, diz que não tem desmatamento nem queimadas e vai incrementando uma violência que já é forte”.

Por outro lado, mesmo com os ataques do governo, ela ressaltou também que a sociedade civil brasileira está atuante e que, graças a ela, está sendo possível resistir a um desmonte maior por parte do governo federal. “Nós não estamos num momento de trabalhar para avançar em direitos, mas de resistir para que não haja retrocessos”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis − 5 =