“Marielle foi morta porque era negra”

Há três anos, Marielle Franco, uma activista brasileira negra e lésbica, foi assassinada. Para La Déferlante, as jornalistas freelance Sarah Benichou e Juliette Rousseau encontraram-se com a sua irmã Anielle no Rio de Janeiro, que continua o legado das suas lutas anti-racistas e feministas. Uma longa reportagem sobre os herdeiros de Marielle Franco será publicada no próximo número da nossa revista, que será publicada em Junho.

por Sarah Benichou e Juliette Rousseau*, em Buala

Qual é a situação da investigação sobre a morte da sua irmã?

Os assassinos foram presos em 2019, mas o que queremos saber é quem lhes deu a ordem de disparar. Ainda não temos uma data de julgamento, mas temos boas notícias recentemente: o caso será julgado por um júri popular. Sem isto, não era certo que os assassinos seriam condenados.  Embora estes dois homens tenham estado em silêncio durante dois anos, o medo da prisão pode motivá-los a quebrar o seu silêncio. Mas será uma batalha difícil. 

Quais são as suas principais expectativas em relação ao processo judicial em curso? 

Queremos respostas. Merecemo-las, como uma família, claro, mas também acreditamos que o mundo inteiro tem direito a elas e está à sua espera. Marielle significava muito para o povo brasileiro. Nós, a sua família, nunca somos directamente informados sobre o progresso da investigação. Nunca tivemos acesso ao processo de investigação. Os nossos advogados também não. A única informação que temos é o que lemos na imprensa. Estamos à espera para ver o que vai sair este ano. Em geral, os magistrados deixaram escapar alguma informação em Março porque há grandes mobilizações para o aniversário do assassinato da Marielle.

A frase “Quem Mandou Matar Marielle?” foi partilhado dezenas de milhares de vezes nas redes sociais no dia 8 de Dezembro, os 1.000 dias do assassinato de Marielle. Recebeu alguma resposta a esta pergunta?

Já podemos ter a certeza de que o culpado principal não é qualquer um e que neste caso estão envolvidas pessoas de muito alto nível, pois é necessário um certo poder para ordenar este tipo de assassinato [segundo a imprensa brasileira, a investigação aponta para o Presidente Jair Bolsonaro e um dos seus filhos, Flávio]. Um dia saberemos quem deu a ordem para matar a Marielle mas, dada a forma como aconteceu e os círculos de poder que imaginamos estarem envolvidos, penso ser improvável que conheçamos a sua identidade num futuro próximo.

“MARIELLE ENCARNAVA MÚLTIPLAS LUTAS.

O SEU ASSASSINATO CAUSOU UM DESPERTAR 

PARA MUITAS MULHERES”

Foi o Instituto Marielle Franco que iniciou a campanha em torno dos 1.000 dias do assassinato. Qual é o papel desta estrutura? 

O Instituto Marielle Franco foi criado em 2019 e ganhou visibilidade em 2020. O nosso objectivo é fortalecer e formalizar o trabalho da sua família: queremos manter o seu legado e defender a sua memória sempre que ela for atacada. A longo prazo, queremos também lançar as “escolas Marielle”, que serão locais de formação política para jovens das favelas. Com a pandemia de Covid-19, tivemos de repensar o nosso programa de acção, tanto na forma como na substância. Para além das mortes que causou, esta crise trouxe de volta a fome a certas áreas do Brasil. Encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas mais afectadas por esta pandemia teria sido uma preocupação para Mari, se ela ainda estivesse viva. É por isso que o Instituto decidiu agir participando no apoio às famílias mais pobres da zona norte do Rio.

Uma geração inteira de mulheres negras envolveu-se na política após o assassinato de Marielle. Como vê estes herdeiros da sua irmã?

A Marielle encarnava múltiplas lutas. O seu assassinato aumentou a consciência de muitas mulheres, especialmente mulheres negras. O facto de Marielle ter sido assassinada ao sair de um encontro com outras mulheres negras é muito significativo.

Renata Souza, membro negro da legislatura da assembleia do estado de São Paulo (ALESP) e ex-membro do gabinete de Marielle Franco, chama ao seu assassinato um “feminicídio político”.  O que pensa sobre isto? 

Falar de “feminicídio político” corre o risco de reduzir a morte de Marielle a um assassinato político quando é mais do que isso. O assassinato de Marielle também fala da política de assassinato sistémico de mulheres negras no Brasil. Aqui, os nossos corpos são os mais vulneráveis: o próprio Estado considera-os descartáveis. Para mim, Marielle não foi morta porque foi eleita ou porque era uma política, foi morta porque era uma mulher negra, porque era uma mulher bissexual, uma favelada e uma mãe solteira. Se for uma mulher como a Marielle e entrar numa instituição dirigida por um grupo de homens brancos e heterossexuais, está destinada a atrapalhar. Nenhuma pessoa branca teria sido morta desta forma. Como a Marielle era uma daquelas cujo corpo é considerado descartável, estes homens podem ter pensado: “Vamos matá-la, não fará qualquer diferença. ”

“NENHUMA PESSOA BRANCA

TERIA SIDO MORTA DESTA FORMA”

Como podem as pessoas fora do Brasil apoiar a sua luta?

Toda a informação que circula fora do Brasil dá-nos força, especialmente aquelas que nos recordam que queremos saber quem ordenou o assassinato da minha irmã. Há também a questão de não deixar desaparecer a memória da Marielle. As pessoas tendem a pensar que a memória de Marielle só pode ser mantida por pessoas em instituições políticas. Não concordo: a senhora que vende cachorros quentes aqui na rua, esta mulher negra, também pode encontrar inspiração em Marielle. O legado da minha irmã vai muito para além das assembleias parlamentares. A Marielle está de facto lá, nas instituições, mas também em muitos outros lugares. E em todo o mundo.

*Artigo originalmente publicado em 19.03.2021 por La Déferlante.

La Déferlante é apoiado por quatro profissionais do mundo da imprensa, documentários e publicações (Marie Barbier, Lucie Geffroy, Emmanuelle Josse e Marion Pillas) e um comité editorial que reúne investigadores de ciências sociais, jornalistas e activistas. Uma diversidade de perspectivas para desconstruir estereótipos de género e documentar questões feministas numa abordagem interseccional.

Anielle, irmã de Marielle Franco © Bléia Campos

Comments (1)

  1. Acho que não foi racismo, ao menos não foi o maior motivo.
    Milicianos e/ou traficantes vão dar um fim em qualquer um que atrapalhas os negócios deles. E sim eles matariam até homens brancos que os tivessem atrapalhando

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

11 + onze =