Povo Koripako realiza assembleia, elege diretoria e fortalece a luta pelos direitos indígenas

Na Foirn

Povo Koripako do Alto Rio Içana Terra Indígena Alto Rio Negro realizou no dia 22 e 23 de junho de 2021 na comunidade de Barcelos/Alto Rio Negro a VI Assembleia Ordinária Eletiva da Organização Indígena Koripako do Alto Içana/OIKAI, com o tema Perspectiva de Implementação do Plano de Gestão Territorial Ambiental/PGTA para o Bem Viver do povo Koripako.

Marcaram a sua participação e presença na assembleia as lideranças, professores e agentes indígenas de saúde da área de abrangência da OIKAI e equipe da FOIRN com a presença do presidente da Foirn Marivelton Barroso, Dario Casimiro-Diretor de referência NADZOERI, Laura Martins – Rede de mulheres/DMIRN, Tifane Maximo – Técnica de turismo do Departamento de Negócios Socioambientais/FOIRN e Luciane Lima-Gerente e Articuladora da casa de produtos do Rio Negro WARIRO.

A assembleia marca sua história que pela primeira vez, depois de 34 anos de existência da Federação Organização Indígenas do Rio Negro o presidente chega no Alto Içana para participar de uma assembleia. Levando informações sobre atividades de acompanhamento e monitoramento desenvolvidas no âmbito do movimento indígena do Rio Negro.

Durante assembleia foram discutidas as pautas prioritárias da região: a) Avaliação dos trabalhos da diretoria atual da OIKAI; b) Discussão sobre outros assuntos sociais (Educação, Saúde e entre outros); c) Elaboração de plano operacional quadrienal; d) Eleição de nova diretoria Executiva da OIKAI.

Que assim ficou constituído o resultado da eleição da nova diretoria para a gestão de 2021-2024;
1-Tiago Pacheco-Presidente,
2-Aelson da Silva-Vice presidente
3-Claudio Romero-Secretario
4 Estivem Hilario-Tesoureiro.

Conselho fiscal
1-Ronaldo Felipe
2-Orlando Mateus
3-Jairo Lino

Durante a viagem a região os Diretores da FOIRN e sua equipe visitaram as comunidades e sede das associações como: Aracu Cachoeira, Tucumã Rupita, Tunui Cachoeira, Castelo Branco, Assunção, Buia Igarape, Jauacanã e Irari Ponta. Nas visitas foram repassadas informações sobre as atividades desenvolvidas pela FOIRN, também foram recebidos demandas das associações e comunidades principalmente na estruturação da comunicação (via internet, radiofonia e entre outros).

Na comunidade de Assunção foi realizado Dabucuri de reconhecimento aos trabalhos da FOIRN onde a equipe foi recebida com danças e músicas tradicionais como Japurutu, Adabi, Mamanga, Cariçú, Maracá e Piitti. A oferta de dabucuri foi de frutas, farinha, beiju, peixe e outros.

Lideranças de Assunção agradeceram o presidente da FOIRN Marivelton Rodrigues Bare, pela luta e trabalhos que vem fazendo em prol dos povos indígenas do rio negro. Lembraram de das ações realizadas nas comunidades, como as instalações de ponto de internet, instalação de kit de bombeamento de água e ações de enfrentamento da covid-19 entre outros, fortalecendo a atuação na região do Baixo Içana que era muito esquecida, ‘Também foi lembrado em memoria Isaias Pereira Fontes que foi grande liderança do povo e diretor de referencia que lutou para o Bem Viver dos povo Baniwa e Koripako que nos deixou e que faz falta’ completou o senhor Carlos de Jesus.

O presidente agradeceu a comunidade pelo Dabucuri e reafirmou a luta pelos direitos que a FOIRN faz e vai continuar fazendo em prol dos povos indígenas do Rio Negro.

Imagem: Participantes da Assembleia da OIKAI realizado na comunidade Barcelos – Alto Rio Içana

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze − cinco =