“Fica evidente que o governo federal fez a cassação depois de saber que os dois cientistas renomados (Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda) conduziam pesquisas cujos resultados contrariavam interesses de políticas governamentais, agindo como censor da pesquisa, sem o devido respeito à verdade científica e à diversidade”, afirma em nota
Veja o texto na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO À CASSAÇÃO DA HOMENAGEM AOS CIENTISTAS
A SBPC manifesta seu repúdio ante a cassação, nesta sexta-feira, dia 05/11/2021, da outorga do título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico aos profs. Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. Seus nomes foram propostos, seguindo as normas do decreto que regula a condecoração, por uma comissão técnica na qual a SBPC e a ABC eram majoritárias.
Fica evidente que o governo federal fez a cassação depois de saber que os dois cientistas renomados conduziam pesquisas cujos resultados contrariavam interesses de políticas governamentais, agindo como censor da pesquisa, sem o devido respeito à verdade científica e à diversidade.
São Paulo, 05 de novembro de 2021
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)