Bolsonaro solta bandidagem para golpe da derrota. Por Celso Rocha de Barros

Jair pode se orgulhar de ter exposto seu próprio golpismo

Na Folha

Com medo de perder, Bolsonaro já começou a soltar bandidos da cadeia para organizar o golpe da derrota. Segundo a última pesquisa do Ipespe, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro no segundo turno está em 20 pontos percentuais.

Na quinta-feira passada (21), Bolsonaro perdoou os crimes de Daniel Silveira, extremista que quebrou a placa de Marielle Franco em 2018. Agora o governo já pensa em perdoar Osvaldo Eustáquio, um profissional de fake news que mentiu que a mãe de Glenn Greenwald não tinha câncer (ela faleceu pouco depois), e Roberto Jefferson, aquele.

Bolsonaro é o mandante do crime que perdoou na última quinta-feira. O extremista Daniel Silveira ameaçou o STF porque é isso que o presidente da República manda seus militantes fazerem todo dia. Quando Silveira cometeu seu crime, ele não era um indivíduo dando sua opinião diante do poder do Estado: era o Palácio do Planalto ameaçando destruir o STF.

Todo mundo sabe por que Bolsonaro ataca o STF.

Em primeiro lugar, porque essa é a tendência internacional dos novos autoritários da Venezuela, da Hungria, da Polônia: se você aparelhar o STF, tudo o que você fizer será declarado constitucional.

Em segundo lugar, porque o STF tentou parar o orçamento secreto, esquema de R$ 16 bilhões que beneficia deputados que votam a favor do governo Bolsonaro.

Inacreditavelmente, o bolsonarista Arthur Lira declarou que não era possível revelar os dados sobre quem ganhou, quanto ganhou, com que justificativa ganhou, como o STF havia exigido. Para continuar roubando, os piores ladrões do Congresso apoiam Bolsonaro contra o STF.

Nenhum presidente até hoje havia perdoado um aliado político condenado. A explicação é simples: se você fizer isso, o Judiciário tem poder para dificultar muito a vida do seu governo daí em diante. Mas Bolsonaro não pretende conviver com o STF por muito tempo. Se Jair perder a eleição e o golpe da derrota fracassar, ele fugirá do país. Se Jair vencer a eleição, fechará o STF.

Cá entre nós, por que Bolsonaro não perdoaria Silveira? Que punição ele receberá por isso? Quando disse, na avenida Paulista, que não acataria mais decisões do STF, só teve que assinar a carta do Temer. O Temer ainda está aí, ainda sabe escrever carta, por que Bolsonaro não tentaria de novo?

Na pior das hipóteses, a decisão de Bolsonaro será revertida e ele terá conseguido passar alguns dias sem que falemos da miséria em que vivem e morrem os brasileiros sob seu governo.

Essa é a vida da esquerda brasileira. Se a gente não for o Tony Blair, tem golpe. Se a direita for o Ustra, as instituições brasileiras, se estiverem em um dia de café forte, avisam que não pode.

Uma coisa, entretanto, o Brasil deve a Jair Bolsonaro. Todo santo dia ele declara sua intenção de dar um golpe de Estado, dificultando enormemente a tarefa da brigada passa-pano. Assim como Adolf Hitler é o único ser humano que pode se orgulhar de ter matado Adolf Hitler, Jair Bolsonaro é o único brasileiro com poder que pode se orgulhar de ter exposto Jair Bolsonaro como golpista.

Nisso, Bolsonaro foi mesmo antissistema: o sistema passou o tempo todo mentindo que Jair era um democrata. Mas Jair persistiu como whistleblower do próprio golpismo.

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Foto: Marcos Correa

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

14 − 8 =