Com cordão sanitário, Bolsonaro deixa de ser pária e passa a ser ilegítimo. Por Jamil Chade

Na Folha

Poucos assuntos hoje no mundo colocam lado a lado Joe Biden e Xi Jinping, Volodymir Zelensky e Vladimir Putin, ou Nicolas Maduro e Justin Trudeau. Mas a eleição brasileira parece ter obtido tal feito, com líderes de direita, centro, esquerda, autoritários ou democráticos reconhecendo a legitimidade das urnas.

Depois de semanas de uma coordenação detalhada, democracias ocidentais se apressaram para parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória, com telegramas e mensagens nas redes sociais ainda na noite de domingo. A meta era de criar um cordão sanitário que impedisse Jair Bolsonaro de repetir a estratégia de Donald Trump e questionar a lisura da eleição.

Ao parabenizar Lula, o que Biden, Emmanuel Macron, Olaf Scholz e tantos outros fizeram foi sinalizar que confiavam no processo eleitoral e nos resultados das urnas eletrônicas. Mas há um segundo recado: a partir de agora, reconhecem que o poder legítimo no Brasil está com Lula.

Entidades internacionais também se expressaram, como a Organização dos Estados Americanos.

O processo de isolamento de Bolsonaro foi completado nesta segunda-feira quando os maiores aliados do Brasil fora do Ocidente – China e Rússia – deixaram claro que querem estabelecer parcerias amplas com Lula.

Até mesmo a Hungria, aliada da extrema direita brasileira, foi obrigada a reconhecer os resultados. Nas redes sociais, a presidente do país, Katalin Novak, desejou “sucesso” ao presidente eleito, sem citar o nome de Lula.

Em menos de 24 horas, portanto, uma espécie de cordão sanitário foi estabelecido, enquanto assessores de Lula indicam que a busca pelo presidente eleito por parte de governos e entidades internacionais explodiu.

Um exemplo é a Conferência do Clima da ONU, no Egito em duas semanas. O UOL apurou que delegações estrangeiras estão enviando negociadores extras para que tenham como incumbência buscar a equipe de transição do Brasil para iniciar a negociação de novos entendimentos.

A fila para falar com o Brasil de Lula, segundo diplomatas, já preenche uma ampla agenda.

Entre os europeus, havia ainda a esperança de que Bolsonaro permitisse que uma equipe de transição ou até mesmo Lula fosse para a cúpula do G-20, que ocorre em novembro na Indonésia. Mas, dentro do Itamaraty, a possibilidade é vista como “impossível”.

No G-20, porém, diplomatas brasileiros já admitem que, se Bolsonaro for, será difícil organizar qualquer tipo de encontro para o presidente derrotado. Principalmente se mantiver a postura de não reconhecer a derrota e iniciar um processo de transição.

O brasileiro completará quatro anos no qual se transformou em um pária internacional e irá obter um novo status: tóxico, indesejado e ilegítimo.

Foto: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × três =