Wiecko foi vice-PGR de 2013 até 2016 e se destacou pela atuação na área de direitos humanos do MPF
Por Natália Portinari, no Metrópoles
A procuradora do Ministério Público Federal (MPF) Ela Wiecko, vice-procuradora-geral da República durante a gestão de Rodrigo Janot, assinou sua aposentadoria nesta quinta-feira (5/1). Wiecko foi vice-PGR de 2013 até 2016. Ela pediu exoneração após ser divulgado um vídeo em que ela participava de protesto contra o então presidente Michel Temer.
Como procuradora, Wiecko foi ligada à área de direitos humanos, participando da criação do Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério Público Federal e atuando pela defesa da legalidade da lista suja do trabalho escravo. Após deixar a vice de Janot, foi crítica dos excessos da Operação Lava Jato.
Ela ocupou ainda os cargos de Coordenadora de Defesa dos Direitos Humanos e do Cidadão, Secretária-Adjunta da Secretaria de Defesa dos Interesses Individuais e Coletivos.
A portaria com sua aposentadoria do MPF será publicada na próxima segunda-feira, segundo ela mesma. “Estou me desligando dos grupos de WhatsApp e confesso que a cada mensagem que escrevo sinto um aperto no coração”, comentou.
–
Foto: Fellipe Sampaio /STF