Marina: foco é identificar financiadores do garimpo em Terras Indígenas

ClimaInfo

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) reafirmou nesta 2ª feira (6/2) que a prioridade das ações do governo federal na Terra Yanomami, além da expulsão dos garimpeiros do território, é a identificação dos financiadores da atividade ilegal.

“Você consegue imaginar o garimpeiro que carrega a trouxa de lama na cabeça, que é ele que compra aqueles equipamentos, que tem como fornecer o combustível, que fornece a cadeia de alimentos, a infraestrutura de avião?”, questionou Marina em fala durante a posse do novo presidente do BNDES, o ex-senador Aloísio Mercadante.

Marina também lamentou a situação dramática vivida pelos Yanomamis e acusou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de “induzir” a população indígena ao extermínio. “Tem coisas que não podem ser reparadas. Como reparar uma vida [perdida]? Como reparar crianças desnutridas? Como reparar crianças que foram estupradas e estão grávidas?”. CartaCapitalFolhag1 e UOL destacaram a fala.

Em entrevista ao Guardian, a ministra defendeu a investigação de Bolsonaro por genocídio contra os Yanomamis. Ela também abordou os principais desafios de sua nova gestão no Meio Ambiente, bem como o cenário de devastação da área ambiental deixada pelo governo anterior.

Em tempo: Por falar na posse de Mercadante no BNDES, o novo presidente do banco defendeu uma abordagem voltada à reindustrialização verde do país, com foco nas cadeias de maior valor agregado e mais competitividade em um mercado internacional mais exigente. “O Brasil é um dos principais exportadores de produtos agrícolas, mas os produtos de alto valor agregado também são importantes. O Brasil não pode ser só a fazenda do mundo”, disse Mercadante, citado pelo Valor.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove + quinze =