Conferência livre debate direito à vida e ao SUS em favelas e periferias

No Portal Fiocruz

No próximo sábado, dia 03/06, acontecerá a Conferência Livre das Favelas e Periferias, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus Maracanã. O evento, que tem como tema “Favelas e Periferias pelo Direito à Vida e em Defesa do SUS”, reunirá lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro para debater e potencializar articulações em torno do direito humano à vida e saúde, a partir das vivências em seus territórios.

A organização da conferência nasce da mobilização de diversas organizações em torno do tema da promoção da saúde nas favelas e periferias: o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes); a Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste; o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção do Complexo do Alemão (Educap); a Organização Redes da Maré; a Organização Mulheres de Atitude (OMA Manguinhos); o Jornal Fala Manguinhos; o Portal Favelas; o Fórum de Prés Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ); o Espaço Gaia São Gonçalo; a Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (FAFERJ); o Levante Popular da Juventude; o Movimento Mulheres Vivas Zona Oeste e o Fórum Favela Universidade (FFU). A Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, a partir do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU) e o informativo Radar Saúde Favela; o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN); a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Pré-Vestibular Social do Sintuperj são parceiros e apoiadores da atividade.

A conferência reafirma a importância da participação popular no processo de (re)construção do país, colocando o direito à vida em primeiro lugar na consecução de todas as políticas e um Sistema Único de Saúde, democrático, descentralizado, gerido com base técnica e soberania popular, que reconheça outros saberes e práticas curativas para além da biomedicina, de modo que seja constituída uma ação equânime que contemple em qualidade e acesso os grupos populacionais vulnerabilizados.

Este evento se relaciona diretamente aos debates instituídos pelo processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em julho de 2023, especialmente nos eixos I – O Brasil que temos, O Brasil que queremos e III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

A Conferência Livre das Favelas e Periferias acontecerá de maneira presencial, enquanto um espaço aberto a todas, todos e todes. A lotação máxima é de 250 pessoas, portanto, a inscrição prévia é muito importante para garantir a sua participação.

SERVIÇO

Conferência Livre de Saúde das Favelas e Periferias do RJ

Data: 03/06/2023 (sábado)
Horário: 9h às 12h30
Local: UERJ / Pré-Vestibular Social do Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do RJ)
Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1020, 1º andar, Bloco D, Maracanã.
Inscrição
Acompanhe a programação

Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 1 =