DNIT reconhece cerca de 100 famílias atingidas por obras na Transamazônica em Altamira (PA)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá realocar e indenizar moradores de Altamira que moram às margens da rodovia Transamazônica, no perímetro urbano do município

por Coletivo de Comunicação do MAB PA

No início do ano, as famílias atingidas pelas obras de manutenção na rodovia Transamazônica, no trecho de Altamira (PA) procuraram o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para denunciar que estavam sendo notificadas pelo DNIT para saírem de suas casas em um prazo de 30 dias sem nenhum tipo de compensação. A partir da organização no MAB, as famílias cobraram acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Prefeitura Municipal de Altamira.

Após a Jornada de Lutas do MAB, entre os dias 06 a 17 de março, as famílias foram cadastradas pelo DNIT e, agora, a partir do ofício nº 72780/2023/SRE – PA, a Superintendência Regional do DNIT no Pará reconheceu que irá realocar os moradores de cerca de 100 casas e irá oferecer o tratamento da indenização.

Para Tainá Silva, moradora e coordenadora do grupo de atingidos do MAB na comunidade, é fundamental que o DNIT e o Governo Federal apresentem um cronograma para o início das negociações. Tainá também destaca a necessidade da Defesa Civil, a Prefeitura e o Ministério Público Federal fiscalizarem as obras nessa localidade, para que sejam garantidos também o direito à moradia das famílias que vem em área de risco.

Para a moradora Keyziane Cristina, a luta foi muito importante: “eu conheci o MAB ainda no ano passado, quando nós, moradores, fechamos esse trecho da Transamazônica para reivindicar 300 metros de asfalto. E foi, a partir da luta do MAB, junto ao governo do estado e da prefeitura, que nós conseguimos. Agora, espero que possamos receber uma indenização justa que garanta o nosso direito à moradia”.

Nessa quinta-feira (25), o MAB realizou duas reuniões na comunidade para mobilizar os grupos de atingidos para participarem do Encontro de Atingidos por Belo Monte, que acontecerá entre os dias 01 e 02 de junho, em Altamira.

Imagem: Reunião do MAB na comunidade para anunciar a conquista e mobilizar os atingidos para o Encontro do MAB. Foto: Coletivo de Comunicação do MAB

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

7 + três =