Lula condecora pesquisadores com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Presidente concedeu honraria a pesquisadores que tiveram a medalha retirada por Jair Bolsonaro. Lula também homenageou a ABL e retomou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Por Guilherme Mazui, g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou nesta quarta-feira (12), em cerimônia no Palácio do Planalto, professores, pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico presta uma homenagem a “personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação”.

Entre os homenageados, estão pesquisadores que tiveram a condecoração retirada, em 2021, pelo então presidente Jair Bolsonaro em razão de trabalhos que contrariaram posições do governo:

Adele Benzaken: demitida do cargo de diretora do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde após publicar cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans

Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda: responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19

Após Bolsonaro retirar a distinção de Benzaken e Lacerda, outros 21 cientistas renunciaram à honraria. Segundo o Palácio do Planalto, esses pesquisadores também receberão suas medalhas.

O governo Lula adotou, para a cerimônia desta quarta, um tom de “reparação histórica” no evento chamado de “A ciência voltou”. A estratégia governista é a de fazer um contraponto à gestão passada, que teve embates com pesquisadores e desvalorizou as universidades públicas.

Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos afirmou que a solenidade é um ato de “desagravo” aos profissionais que foram “injustamente perseguidos” pelo governo Bolsonaro.

“É também um ato de desagravo à ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, professoras, médicos, pesquisadores e pesquisadoras, brasileiros e brasileiras que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anticiência e antivida”, declarou.

Ex-presidente do Inpe condecorado

Lula também concedeu a medalha a Ricardo Magnus Osório Galvão, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Doutor em física e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Galvão é um dos cientistas mais respeitados do país e deixou o Inpe após divergir de Bolsonaro em relação aos dados que mostraram alta do desmatamento na Amazônia, medidos pelo instituto.

Em 2019, o então presidente acusou o Inpe de divulgar dados mentirosos e estar a serviço de uma ONG. Galvão respondeu a Bolsonaro e defendeu o sistema, reconhecido internacionalmente. Na sequência, foi exonerado.

ABL homenageada

Lula também conferiu a Ordem Nacional do Mérito Científico à Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1897 com a intenção de cultivar a língua e a literatura nacional.

Grandes escritores ocuparam cadeiras na ABL, entre os quais, Machado de Assis, considerado um dos maiores autores em língua portuguesa.

Presidente da ABL, o jornalista Merval Pereira, comentarista da GloboNews e colunista do jornal “O Globo”, afirmou que a condecoração “mostra um governo preocupado com o desenvolvimento da ciência” e que reconhece a cultura como parte deste processo.

Lista de homenageados

O governo publicou nesta quarta, no “Diário Oficial da União”, a relação de pesquisadores e entidades agraciadas com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Além de Adele Benzaken, Marcus Vinicius de Lacerda, Ricardo Galvão e da ABL, a relação também tem:

Luiz Pinguelli Rosa (in memoriam), professor emérito da UFRJ;
Marco Americo Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional;
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, professor da Unicamp;
Stevens Kastrup Rehen, professor da UFRJ;
Marcelo Marcos Molares, professor da UFRJ;
Renato Sérgio Balão Cordeiro, professor da Fundação Oswaldo Cruz;
Maurício Lima Barreto, professor UFBA;
Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; e
Maria Stela Grossi Porto (in memoriam), professora emérita da UnB;
Silvio Crestana; pesquisador da Embrapa;
Carlos Alfredo Joly, professor aposentado da Unicamp;
Isaac Rotiman, professor emérito da UnB;
Academia Nacional de Medicina;
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
Museu Paraense Emílio Goeldi.

Conselho de Ciência e Tecnologia

Lula também retomou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão de assessoramento do presidente da República, que não se reúne desde agosto de 2018, de acordo com o governo.

Agora, segundo a Capes, as instituições de ensino superior e pesquisa do país e os programas de pós-graduação terão liberdade para definir as próprias regulamentações.

Imagem: Lula, Alckmin, Janja e ministros durante cerimônia de condecoração de pesquisadores e entidades — Foto: Reprodução/TV BrasilGov

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × dois =