Com o apoio do público, podcast vai investigar ainda mais os supostos crimes do empresário e fazer com que mais pessoas saibam quem foi o fundador de uma das maiores redes de varejo do Brasil
A Agência Pública acaba de lançar uma nova campanha de arrecadação com o objetivo de financiar a produção de um podcast sobre as acusações de crimes sexuais do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein. Em abril de 2021, a Agência Pública publicou uma investigação revelando que Klein, conhecido como “O Rei do Varejo”, teria mantido por pelo menos 30 anos um esquema de exploração sexual de meninas e mulheres. As dezenas de entrevistas feitas pela equipe com mulheres e ex-funcionários das Casas Bahia e da família Klein indicam que os abusos aconteciam até dentro da própria sede das Casas Bahia, em São Caetano do Sul.
Por que, embora muitas pessoas soubessem dos abusos cometidos por Samuel Klein, a história ficou escondida por tanto tempo? Por que os inquéritos abertos para investigar o caso não foram para frente? Por que, após as reportagens da Pública, esse caso não tomou proporções nacionais como o do magnata norte-americano Jeffrey Epstein?
Apesar dos impactos significativos após a publicação da série de reportagens – como a suspensão das atividades do Instituto Samuel Klein, que desenvolvia projetos com foco em educação e primeira infância; e a abertura de um inquérito do Ministério Público do Trabalho para apurar a relação das Casas Bahia com as denúncias – o escândalo teve pouca repercussão em grandes meios de comunicação, o que reforça a necessidade uma organização independente como a Pública mergulhar novamente nesse caso. Além disso, a equipe da Agência Pública tem, ao longo dos últimos dois anos, recebido pistas que mostram que ainda há muito a ser investigado sobre essa história.
Por isso, a Agência Pública conta agora com o apoio do público para investigar ainda mais as acusações de exploração sexual contra Samuel Klein e fazer com que mais pessoas saibam quem foi o fundador de uma das maiores redes de varejo do Brasil. Para produzir um podcast sobre o Caso Klein, a Pública busca arrecadar 90 mil reais até o dia 31 de agosto. As doações podem ser pontuais, via pix ([email protected]), ou recorrentes, através de planos mensais ou anuais do Programa de Aliados da Agência Pública.
A Agência Pública é um veículo sem fins lucrativos e as doações dos leitores são fundamentais para financiar o jornalismo investigativo e independente da Pública. Por não depender de anunciantes, a Pública consegue ter a independência editorial necessária para mergulhar em histórias como essa, que necessitam de uma rigorosa apuração dos fatos, demandam tempo, coragem e também muitos recursos financeiros.
As pessoas que virarem Aliadas vão receber atualizações e bastidores do processo de apuração e produção do podcast, com teasers em primeira mão e relatos dos repórteres. O podcast tem previsão de lançamento para 2024.
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Arte: Jorge Berlin e Tayná Gonçalves/Agência Pública