Biblioteca Brasiliana da USP abre inscrições para programa de residência em pesquisa

Serão contemplados até dez projetos que possibilitem explorar a coleção de fontes primárias e secundárias do acervo

Agência FAPESP

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) recebe, até 15 de setembro, inscrições para a nona edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP, que possibilita a pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolver projetos relacionados ao acervo da instituição.

O objetivo é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, bem como o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Serão contemplados até dez projetos de pesquisa que atendam as finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Deverão apontar como se alinham com o perfil do acervo, por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias.

Podem se inscrever pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, além de mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e bolsistas de iniciação científica que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos na BBM, que podem ser prorrogados por igual período.

Há três modalidades de vinculação: residência de programa de pós-doutorando, doutorando, mestrando e de bolsistas de iniciação científica (PUB, PIBIC ou FAPESP); residência de programa de pesquisador; e residência artística.

Os interessados devem enviar para o e-mail [email protected] os seguintes documentos (em PDF): formulário de inscrição; currículo Lattes; cópias do título de doutor, do RG, CPF ou passaporte; comprovante de alguma das modalidades de bolsa para alunos de graduação: PUB, PIBIC ou FAPESP; carta de recomendação do supervisor ou orientador, no caso da modalidade “residência de programa de pós-doutorando, doutorando, mestrando e iniciação científica”, justificando a vinculação do projeto à BBM; resumo da proposta de pesquisa, identificado com nome, filiação e status acadêmico e/ou cargo atual; projeto de pesquisa, com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM.

A divulgação dos projetos selecionados será feita em 10 de outubro. As atividades começam no dia 16 do mesmo mês.

Mais informações: https://tinyurl.com/msxs8mkb.

A Brasiliana formada ao longo de 80 anos por Guita e José Mindlin compreende cerca de 30 mil títulos e mais de 45 mil volumes, entre livros, manuscritos, provas tipográficas etc. Foi doada por eles à USP e disponibilizada ao público em 2013. A foto é de Lucia Loeb, neta de ambos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro + catorze =