Consciência Negra: MPF SC promove uma viagem pela cultura afro-brasileira com Nilze Carvalho

Evento ocorrerá no dia 22 e terá transmissão pelo YouTube

Como parte das ações para celebrar o mês da Consciência Negra, o Ministério Público Federal (MPF) promove uma conversa sobre a cultura afro-brasileira, o movimento negro e a questão racial no Brasil com Nilze Carvalho, cantora, instrumentista, compositora e produtora carioca. O evento será realizado no próximo dia 22 de novembro, das 16h às 18h, com transmissão pelo canal do MPF no YouTube.

A palestra busca trazer a discussão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra e reforçar a importância da cultura afro-brasileira e de suas contribuições para a formação do Brasil, com gêneros musicais como o samba e diversas outras manifestações, que têm suas raízes profundamente ligadas à herança africana.

“A iniciativa do MPF se soma aos esforços que se realizam em todo o país para reconhecer a presença africana na história e na cultura e valorizar a população afrodescendente. Em 2023, buscamos debater a cultura afro-brasileira e sua importância na formação da sociedade brasileira, bem como no desenvolvimento da identidade cultural, especialmente por meio da música”, destaca a coordenadora da Gestão de Pessoas do MPF em Santa Catarina (SC), Cynthia Orengo.

O evento é organizado pela Procuradoria da República em Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, e a Comissão de Gênero e Raça do MPF.

Sobre a artista

Nilze Carvalho iniciou aos 5 anos de idade sua relação com a música. Aos 11 anos, gravou como bandolinista a série de LPs “Choro de Menina”. Iniciou carreira internacional aos 15, fazendo turnês em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália.

Além de cantora, instrumentista, compositora e produtora, Nilze fez licenciatura em música pela UNI-Rio e atualmente é apresentadora do programa Sambalaio, na Rádio Roquette Pinto (todas as segundas-feiras, às 14h).

Dia Nacional da Consciência Negra

A Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é uma alusão à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, considerado um dos maiores líderes negros do Brasil na luta pela libertação do povo contra a escravidão.

Palestra “Consciência Negra – Uma viagem pela cultura afro-brasileira”
Data: 22 de novembro
Horário: das 16h às 18h
Transmissão: canal do MPF no YouTube

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC

Arte: Sinacom MPF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 + 13 =