Nota de pesar por Angélica Kretã Kaingang, liderança que nos deixou aos 14 anos

Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informa, com imenso pesar, o falecimento de Angélica Kretã Kaingang, filha do coordenador executivo da Associação dos Povos Indígenas (Apib) pela Região Sul, Kretã Kaingang.

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul) informou que se encontra de luto: “A Arpinsul se encontra de luto junto com a juventude e familiares do nosso grande guerreiro Kretã Kaingang (…). Uma de suas filhas, apesar de tão pouca idade, nos deixou nesta quinta, dia 01/02, e deixou todos nós arrasados por uma partida tão cedo, de forma tão inesperada, de maneira tão impactante”.

A luta da jovem pelos direitos dos povos indígenas também foi lembrada pela ArpinSul: “Em tão curto período de tempo, Angélica Kretã Kaingang demonstrou tanta coragem e ousadia para defender os povos indígenas e era admirável sua força no movimento”.

A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento de tristeza.

***

Complementos de Combate:

Nota de Pesar da Arpinsul

Nós da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (Arpinsudeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Aty Guasu, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab),Conselho Terena e Comissão Guarani Yvyrypa (CGY) enviamos nossos sentimentos ao nosso coordenador Kretã Kaingang e sua família, diante da imensurável perda de sua filha Angélica Kretã Kaingang (14).

Enviamos também nossos pêsames ao povo Kaingang e Guarani, os quais Angélica pertencia. Quando um parente ou parenta se vai, dói em todos nós.

Que Topē e Nhanderu possa confortar o coração dos familiares e de todas e todos que sentem a perda dessa pequena guerreira.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

12 + 6 =