Mentira em massa como performance política. Por Tales Ab´Sáber

O desprezo por qualquer um que não seja isso: um grupo neofascista mentindo em massa, gozando de toda lei do outro, porque existe

A Terra é Redonda

Essa imagem é inteiramente falsa e é tomada pela verdade das coisas por milhões. É uma mentira política, feita por inteligência artificial. E é onde os cerca de 25% de brasileiros espertinhos gangsters do bolsonarismo vivem. E não nos iludamos: eles sabem perfeitamente que mentem. Gozam na falsificação, o que de fato são. O que importa é a unificação na performance da mentira. O que importa é 25 milhões mentirem juntos, ao mesmo tempo.

É isso que os faz existir. É essa mascarada de uma imagem falsa qualquer, que os una, o que eles são. Essa é a formação social “verdadeira” do neofascismo: o semblante político de uma imagem do desejo, industrial. Só viver aí, só se mover em massa, como nova horda das possibilidades de uma indústria digital cultural da sua própria política.

Esse é o conteúdo total do bolsonarismo, uma imagem falsa qualquer – mamadeira de piroca, cloroquina, Jair Bolsonaro messias cristão, paladino da moral e dos bons costumes… – unindo o grupo no riso sádico da tortura simbólica, pois sabem que mentem em massa. E esfregando na nossa cara o seu desprezo por qualquer um que não seja isso: um grupo neofascista mentindo em massa, gozando de toda lei do outro, porque existe.

*Tales Ab´Sáber é professor do Departamento de Filosofia da Unifesp. Autor, entre outros livros de O soldado antropofágico: escravidão e não-pensamento no Brasil (Hedra). [https://amzn.to/4ay2e2g]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 + 15 =