As negociações salariais com o governo se arrastam desde o final do ano passado, com os servidores em paralisação parcial em órgãos como IBAMA e ICMBio.
A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA Nacional), que representa os servidores dos órgãos ambientais federais, anunciou uma paralisação geral para esta 4ª feira (5/6) para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente e pressionar o governo federal por uma nova proposta salarial para a categoria.
Segundo a entidade, a paralisação geral será acompanhada por outras ações de mobilização, como o fechamento de parques nacionais, a realização de protestos de rua em Brasília e a entrega de cargos de chefia e de confiança no IBAMA e ICMBio.
Os servidores ambientais estão em paralisação parcial desde o começo do ano, causada pela falta de acordo com o governo sobre melhorias salariais e nas condições de trabalho das equipes de campo de órgãos como IBAMA e ICMBio. A categoria reclama que o governo federal não está aplicando as mesmas condições oferecidas a outras carreiras, como da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a Folha, o presidente da ASCEMA Nacional, Cleberson Zavaski, confirmou que já há um indicativo de greve para a próxima semana, o que deve elevar a pressão sobre o governo federal. No entanto, interlocutores do governo afirmaram que a última proposta apresentada à categoria em abril passado está no limite das condições orçamentárias.
“Nossa luta não é apenas por salários melhores, mas pela reestruturação da carreira e fortalecimento da gestão ambiental no Brasil. Nosso trabalho é fundamental para a preservação do meio ambiente e para o futuro do país. Precisamos ser valorizados e reconhecidos”, destacou Zavaski em nota.
Metrópoles, UOL e VEJA repercutiram a notícia.
–
Ibama / Wikimedia Commons