Lançamento do livro “Os indígenas do Rio Grande do Sul e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985): Um período de intensificação de um habitus colonial violador de direitos”

No dia 20 de setembro de 2024, das 16h às 19h, será realizado no auditório Valladão, 3º andar da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, o seminário *”Lutas pelo Território e a Violência contra os Povos Originários no Brasil”* , um evento que trará à tona discussões urgentes sobre a violência histórica e contemporânea sofrida pelos povos indígenas no país.

O seminário marcará também o lançamento do livro “Os indígenas do Rio Grande do Sul e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985): Um período de intensificação de um habitus colonial violador de direitos” , de autoria do advogado popular e ouvidor externo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Rodrigo de Medeiros Silva.

A obra mergulha nas violações de direitos perpetradas contra as populações indígenas durante o período ditatorial, oferecendo uma análise crítica sobre o colonialismo ainda presente nas estruturas de poder.

O evento contará com duas mesas de discussão. Na Mesa 1, das 16h às 17h30, o tema será “A violência contra os povos indígenas na ditadura empresarial-militar”, com participação de Rodrigo Medeiros, José Urutau Guajajara (Universidade Indígena Aldeia Marakana) e Melisandra Tretin (Justiça Global), mediada por Ana Cláudia Tavares, professora da UFRJ. Na Mesa 2, das 17h40 às 19h, será discutido “A violência contra os povos indígenas e a resistência da Aldeia Marakana”, com a presença de José Urutau Guajajara, Juliana Guajajara (advogada e membra da Universidade Indígena Aldeia Marakana) e Rodolfo Noronha (professor da Unirio).

O seminário é organizado pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin (NAJUP Luiza Mahin-UFRJ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, contando com o apoio de diversas entidades como a Aldeia Maracanã, Fórum Justiça, Ouvidoria da DPE-RS e IPDMS.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × 4 =