Comunidade rural no Amazonas está mais perto de conquistar sua regularização fundiária

Por CPT Regional Amazonas

Cerca de 20 pessoas moradoras da Ocupação Terra Nova, localizada na zona rural do município de Rio Preto da Eva, Região Metropolitana de Manaus (AM), estão mais perto de terem garantido o seu direito à terra para viver e produzir alimentos. Desde a ocupação da área, há 5 anos, a comunidade conta com o acompanhamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Amazonas e Pastoral da Terra da Arquidiocese de Manaus.

Após aos desafios superados, entre eles pedidos de reintegração de posse por uma pessoa que se dizia dono das terras, com tentativas de exploração imobiliária aos ocupantes, ficou claro que as terras pertencem à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), e portanto, são terras públicas ligadas à União. Após esta definição, a pessoa que vinha tentando se passar por dono dessas terras não apareceu mais na localidade.

A comunidade, além de continuar superando suas dificuldades de moradia, cultiva pequenas culturas agrícolas para sua sobrevivência. Em visita solidária realizada pela CPT no último dia 27 de dezembro de 2024, os moradores e moradoras informaram que a prefeitura de Rio Preto da Eva esteve reunida com a SUFRAMA, e estão sendo feitos os encaminhamentos para que essas terras sejam repassadas à prefeitura e legalizadas como área urbana, de maneira que até o IPTU já vai ser encaminhado, haja vista o tamanho dos lotes que se adequam ao modo urbano.

“Parabenizamos a Comunidade Terra Nova pela força na caminhada na luta pela terra. Agradecemos a contribuição do Ministério Público Federal, à Defensoria Pública da União e a todos que contribuíram nessa empreitada mediadora há mais de 5 anos. Sentimos mais uma vez que a nossa missão de solidariedade e mediação nos conflitos da terra no Amazonas caminham na construção do Reino de Deus e da cidadania”, comemoraram os membros da Coordenação da Pastoral da Terra da Arquidiocese de Manaus e da Coordenação Colegiada da CPT Regional Amazonas.


Edição: Carlos Henrique Silva (Comunicação CPT Nacional)

Foto: Manuel do Carmo / CPT Amazonas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − seis =