O Fórum Justiça, articulação em prol da democratização do sistema de justiça, anuncia os premiados da sua 3ª edição do Prêmio de Direitos Humanos. A premiação ocorrerá dia 09 de dezembro de 2025, às 17 horas, no Auditório da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PRRS-MPF), que fica na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 700, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre – RS. Na ocasião ocorrerá o debate “Direitos Humanos, Democracia e Participação Social”, com as parlamentares Deputada Federal Daiana Santos, a Deputada Estadual Laura Sito e a Vereadora de Porto Alegre Grazi Oliveira.
O prêmio surgiu em 2023, com o objetivo de visibilizar e enaltecer ações e projetos na área dos direitos humanos e do acesso à justiça no Estado. A primeira edição centrou o debate sobre a luta por direitos e a não criminalização dos movimentos sociais, na segunda edição o tema central foi a Justiça Climática. Nesta edição o tema central é sobre a Democracia e a Participação Social como condições necessárias para a efetivação dos Direitos Humanos. Nesta edição as cinco categorias para inscrições foram: 1. Defesa da Democracia; 2. Enfrentamento à Desinformação; 3. Justiça Climática; 4. Acesso a Direitos Sociais; 5. Garantia de Direitos em Instituições de Privação de Liberdade. Todavia, a segunda categoria não teve nenhum inscrito.
O Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos é coordenado pelo Fórum Justiça do Rio Grande do Sul e conta com o apoio e a avaliação dos projetos pelas entidades: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Procuradoria da República no Rio Grande do Sul; Associação dos Juízes pela Democracia (AJD); Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS); Associação das Defensoras e Defensores pela Democracia; Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap-RS) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Segue a relação dos/as premiados/as:
Categoria 1 – Defesa da Democracia
1º Ouvidoria da DPE-RS com o projeto “Diálogos de Direitos Humanos”
2º Atua POA com “Participação popular e controle social do Plano Diretor de Porto Alegre
3º Escola de Direito Atius
Categoria 3 – Justiça Climática
1º Rede dos Afroempreendedores do Rio Grande do Sul – REAFRO RS com – Projeto “Festival de Oxum”
2º Themis- Gênero e Justiça
Categoria 4 – Acesso a Direitos Sociais
1º Cozinha Comunitária Nossa Senhora de Aparecida com o projeto com o acolhimento das mulheres vítimas de violência
2º Instituto Caminho- raça e acesso à justiça com “Acesso a direitos sociais: Amewà – Trançando caminhos de dignidade, coletividade e autonomia econômica”
3º: Projeto “Direito para todas”
Categoria 5 – Garantia de Direitos em Instituições de Privação de Liberdade
1º Território Justiça Social e Coletivo com o projeto Folhear – remição por curso e leitura
2º Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul com os Projeto Defensoria Aproxima
3º Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente – “Maquiarte – em busca da autoestima perdida”
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.
