Tania Pacheco e Ana Paula Cavalcanti – Combate Racismo Ambiental
Republicamos há pouco matéria sobre foto usada pela Prefeitura de Santo Amaro, anunciando a festa da Lavagem da Purificação (Prefeitura de Santo Amaro [ou será Oslo?] é acusada de racismo após cartaz). Pois bem: a descoberta não é nossa, mas baseada em frase no meio de matéria do site Bahia no Ar : “A mesma imagem usada na postagem da prefeitura é encontrada em sites para divulgar a vida noturna da capital da Hungria, Budapeste”.
Para confirmar a informação, procuramos na internet e encontramos a ilustração, num site italiano e com direito a legenda no original. Ou seja: erramos, ao atribuir ironicamente a identidade à Dinamarca ou Noruega. Mas não só fica mais que óbvio o total absurdo da ilustração como, pior!, fica também patente o uso indevido de uma imagem usada na divulgação de um outro país, coisa que além de tudo pode ser motivo para processo.
Abaixo, a foto no site original encontrado, o italiano OGGY, com a respectiva legenda. E, em seguida, o cartaz da Prefeitura de Santo Amaro.
A Prefeitura se defendeu dizendo: “Em nosso município, Estado e país, somos uma linda mistura de raças e cores”. Só não sabíamos que os limites chegavam até Budapeste!