Manifestação reuniu cerca de 50 indígenas de 10 etnias na manhã desta quarta-feira (12).
Por Inaê Brandão, G1 RR
Cerca de 50 indígenas de 10 etnias de Roraima fizeram na manhã desta quarta-feira (12) uma manifestação pacífica em frente a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles exigem a revogação da nomeação do novo coordenador regional da Funai em Roraima, Armando do Carmo Araújo.
O G1 tentou contato na sede da Funai por telefone, mas não obteve sucesso.
Edinho Batista de Souza, vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), explicou que os povos e as organizações indígenas não foram consultadas antes da nomeação de Armando e que isso seria uma violação de direitos. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (7).
“Não tem diálogo enquanto cumpra o direito de consulta aos povos indígenas. Não pactuamos com essa nomeação que foi uma indicação política e desconsiderou nosso direito de consulta e a indicação que fazemos há três anos de pessoas do movimento indígena”, disse Edinho.
O vice-governador do CIR afirma ainda que os indígenas temem que o novo coordenador interfira na demarcação das terras, que facilite o licenciamento das terras indígenas para empreendimentos que não sejam de interesse das comunidades e que facilite a emissão do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) para não indígenas que possuem interesses de se beneficiar das terras indígenas, entre outros.
Representando a Hutukara Associação Yanomami, Armindo Goes Melo afirmou que atualmente a relação da Funai com os povos é marcada pela parceria e que os indígenas esperam que continue sendo realizada dessa forma.
“A Funai é nossa parceira e parceiros precisam dialogar. Antes nós éramos considerados inferiores, mas hoje em dia somos iguais. Os projetos tem que ser discutidos em conjunto” – Armino Goes Melo, da Hutukara Associação Yanomami.
Ele frisou que, sem a consulta aos povos, eles não podem avaliar se o novo coordenador possui condições de somar às causas indígenas defendidas pelas instituições dos povos.
—
Imagem: Indígenas fizeram manifestação pedindo a saída do novo coordenador da Funai em Roraima (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)