Jagunços, agressão e cárcere privado na universidade pública (UFPA)

Por Ana Lúcia Prado 

Na tarde desta quarta, estava programado para o auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UFPA o evento “As Veias Abertas da Volta Grande do Xingu”. Promovido por umas mais importantes pesquisadoras da UFPA, a profa. Titular Rosa Acevedo, do Núcleo de Altos Amazônicos (Naea), o debate teve que ser suspenso, porque um grupo de cerca de 40 pessoas, chefiadas pelo prefeito do município de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB) invadiram o auditório, ameaçaram de cárcere privado e quase agrediram fisicamente palestrantes do evento. Verdadeiros jagunços atuaram para impedir uma discussão em torno das questões que envolvem os impactos ambientais e sociais advindos da exploração mineral na região. Isso é um absurdo!

Os atuais ataques às universidades públicas não são apenas de ordem orçamentária. Os terrores são físicos, simbólicos e rondam os que dedicam suas vidas em prol da produção do conhecimento. Vivemos um dos piores momentos da vida neste país. Canalhas invadem as dependências de uma universidade e fazem toda ordem de ameaças por conta de um debate.
Pessoas! Se vocês ainda não se deram conta do que passa em Pindorama, acordem!

A decadência moral, econômica, ética, institucional cresce em ritmo exponencial desde que os bandidos deram o golpe no país. Os salafrários de toda ordem se acham legitimados para fazer o que bem querem. BASTA!!!

Minha solidariedade à profa, Rosa e aos demais pesquisadores que foram ameaçados brutalmente pelo prefeito e os capangadas que ele levou para dentro da universidade.

A reitoria da UFPA precisa se manifestar urgentemente sobre as ameaças sofridas pela profa. Dra Rosa Acevedo e demais pesquisadores que promoviam o evento “Veias Abertas da Volta Grande do Xingú”, bem como a invasão a esse encontro, ocorrido dentro do campus, ações comandadas pelo prefeito da cidade de Senador José Porfírio (Dirceu Biancardi /PSDB).

“Cerca de 40 pessoas, chefiadas pelo prefeito do município de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB), invadiram o auditório, ameaçaram de cárcere privado e quase agrediram fisicamente palestrantes do evento”. Foto: Elielson Silva

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 + dois =