A roda de conversa online será nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 16h de Brasília, com transmissão pelas redes sociais do Cimi e organizações parceiras da causa indígena
Em roda de conversa online, nesta quinta-feira (19), às 16h horário de Brasília, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, que compreende os estados do Amazonas e Roraima, irá abordar elementos centrais da história de diálogos da entidade juntos e com os povos indígenas dos dois estados que possibilitam importantes contribuições no fortalecimento de lideranças e organizações indígenas. Fortalecimento esse que aconteceu em todo o Brasil e que levou à conquista e o reconhecimento dos direitos dos povos originários pelo Estado brasileiro, garantido na Constituição Federal de 1988.
Até chegar na Constituição Federal, nos anos 60, 70 e 80, anos da ditadura militar, a política desenvolvimentista da Amazônia incluía o extermínio das formas de vida da floresta. Os povos indígenas eram vistos como empecilho aos projetos. Por isso, eram retirados a força do caminho para a construção e estradas, hidrelétricas, mineração, etc. Muitos morreram, povos foram exterminados. Aos sobreviventes foi apontado o caminho da integração, como solução final para o completo desaparecimento dos povos indígenas no país. Ou se integravam à civilização ou eram exterminados, literalmente.
“A roda de conversa procura trazer alguns elementos fundamentais dessa história, traçando uma linha do tempo desde a década de 70 até os dias de hoje e destacando as lutas mais significativas aos povos indígenas”
O Cimi, inspirado na Boa Notícia do Deus da Vida, passou a articular no seio da Igreja uma presença junto as comunidades indígenas de convivência, de respeito e valorização cultural e de aliado de suas lutas para assegurar direitos, tendo com eixo central os territórios. Apostou no protagonismo dos povos indígenas como sujeitos de sua história, apoiando assembleias, a formação de lideranças e organizações indígenas.
Assim, a live procura trazer alguns elementos fundamentais dessa história, traçando uma linha do tempo desde a década de 70 até os dias de hoje e destacando as lutas mais significativas aos povos indígenas. Também irá dialogar sobre o contexto atual de ataques aos direitos, aos territórios e à vida indígena.
A roda de conversa online, organizada pelo Cimi Regional Norte I, será nesta quinta-feira (19), às 16h (horário de Brasília), será transmitida pelas redes sociais da entidade e organizações parceiras da causa indígena.
Conhecendo as dificuldades de conexão à internet no interior da Amazônia, para não deixar de trazer pessoas importantes dessa história que lá estão, essa linha do tempo será apresentada também em vídeo. Sendo assim, ative o lembrete da #LIVEdoCIMI e participe, o chat estará aberto a perguntas e comentários.
Nossos convidados
Silvio Cavucense – coordenador do Serviço e Cooperação com o povo Yanomami (Secoya);
Márcia Silva Dias – advogada, feminista, militante de direitos humanos, assessora do mandato do deputado José Ricardo e representante da Frente Amazônica em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI);
Toya Manchineri – coordenador de territórios e recursos naturais na Coordenação de Organizações Indígenas da Bacia do Rio Amazonas (COICA) e assessor político da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB);
Jéssica Maria da Conceição Nascimento – liderança do povo Wapichana, Gestora Ambiental, Bacharel em Direito e assessora do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR);
Dr. Fernando Meloto Soave – procurador do Ministério Público Federal (MPF);
João Gutemberg – secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Mediadores: Gilmara Fernandes, antropóloga indigenista e missionaria do Cimi Regional Noite I e Fabio Pereira, missionário do Cimi na Prelazia de Tefé.
ACOMPANHE pelos links
YouTube: http://bit.ly/LivedoCimiNorte1YT
Facebook: http://bit.ly/LivedoCimiNorte1FB
–
Arte da Live: Assessoria de Comunicação do Cimi