A Polícia Federal (PF) destruiu ao menos 200 balsas utilizadas para o garimpo ilegal no rio Madeira na maior operação contra essa atividade no Amazonas.
Desde o começo da semana, equipes da PF estão agindo no rio Madeira para desmobilizar o garimpo fluvial. O ministro da Justiça, Flávio Dino, comemorou em um post do Twitter o balanço parcial da operação, destacando que “depois de anos de anomia e leniência com crimes, estamos zelando para o cumprimento das leis”.
Já a PF informou que a operação ainda está em curso e que o balanço final será divulgado ao término das ações. De toda forma, a operação já é a maior do tipo realizada no estado do Amazonas até hoje. Jornal Nacional, g1 e O Globo deram mais informações.
Ao mesmo tempo, uma operação conjunta da PF com IBAMA e ICMBio no sudeste do Pará resultou na libertação de nove trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão em um garimpo. Duas pessoas foram presas em flagrante por extração ilegal de recursos minerais e crimes ambientais. Dezenas de equipamentos foram apreendidos e inutilizados em locais de garimpo ilegal nos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Marabá. Metrópoles, g1 e O Liberal, entre outros, repercutiram a informação.
–
@FlavioDino