quilombo

Comunidade quilombola em Guaíra (PR) tem terras reconhecidas pelo Incra

No Incra

O Incra publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2), portaria de reconhecimento declarando uma área de 37,1 hectares como terras da comunidade quilombola Manoel Ciriaco dos Santos, localizada no município de Guaíra, no Paraná. A planta e o memorial descritivo do território encontram-se disponíveis no Acervo Fundiário do instituto.

Segundo o superintendente regional do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes, a retomada dos trabalhos da autarquia no reconhecimento de territórios quilombolas deve avançar ainda mais. “Há 40 comunidades no estado e, este ano, fizemos uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para que essa política tenha maior efetividade”, considerou.

Em agosto, as atividades do TED Quilombos Incra/UFPR tiveram início, com a elaboração das peças técnicas que vão compor os Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) das comunidades quilombolas Sete Barras, Porto Velho, Estreitinho e Três Canais, em Adrianópolis; Areia Branca, em Bocaiúva do Sul; Rio Verde e Batuva, em Guaraqueçaba, e Tobias Ferreira e Castorina Maria da Conceição, em Palmas.

Foto de João Zinclar

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × três =