Povos amazônicos do Pará promovem o 1º Redário chamando a atenção para a crise climática e a resistência das comunidades

Por CPT Regional Pará

Neste final de semana (27 a 29 de setembro), acontece em Santarém/PA o 1o Redário dos Povos Amazônicos, com o objetivo de promover o encontro dos povos do campo, das águas e florestas, de diversas comunidades e territórios do maior bioma brasileiro.

Diante de tanta diversidade de realidades mas também de desafios comuns, o momento será de trocas de experiências de Bem Viver e fortalecimento da resistência da luta contra a violência no campo, além de refletir e construir estratégias de articulação no enfrentamento a crise climática, na luta pelo direito a Terra e Território.

O encontro tem o apoio da Articulação das CPTs da Amazônia, da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e do Legal Empowerment Fund, um programa facilitado pelo Global Human Rights Fund, sendo mobilizado pelas equipes das CPTs do Pará junto a diversas comunidades, movimentos populares e organismos da Igreja. Além das reflexões, o momento será celebrativo, diante da caminhada da CPT rumo aos seus 50 anos de presença, resistência e profecia junto aos povos.

“O redário é a simbologia do que podemos fazer em redes, a partir da unificação de pautas comuns, sem deixarmos de considerar a diversidade e as especificidades de cada povo, cada comunidade. Queremos encontrar com os agricultores, agricultoras, trabalhadoras e trabalhadores rurais, extrativistas, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, sem-terra, quilombolas, pescadores e pescadoras artesanais e parceiros das diversas regiões do nosso estado, a fim de fortalecer a nossa resistência contra a violência no campo e ampliar os espaços de incidência conjunta frente aos projetos de morte da nossa querida Amazônia, reafirmando a nossa missão de ‘ser presença solidária e profética’ rumo da ‘terra sem males’, afirma a organização do evento, em convite às dioceses e entidades parceiras.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 + sete =