Aliança Sul-Sul: Povo Lafkenche, FCT e Fiocruz unem forças e saberes em defesa do maritório chileno

Em missão estratégica, delegação brasileira participou do X Congresso Lafkenche, em Chiloé, e de atividades na Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile: diálogos sobre bem viver, saúde e a importância das tecnologias sociais e da ecologia de saberes diante da ofensiva extrativista no Cone Sul.

No OTSS Bocaina

O primeiro mês de 2026 foi marcado por um capítulo histórico na diplomacia dos povos tradicionais do Brasil e do Chile. Pesquisadores do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), parceria entre a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), realizaram uma importante missão internacional para fortalecer a resistência do povo Mapuche Lafkenche na defesa de seus territórios costeiros e marinhos. A agenda concentrou-se em dois eixos: a resistência territorial no X Congresso da Identidade Territorial Lafkenche, em Chiloé, e a validação acadêmica da “Saúde Coletiva” na Universidade do Chile, em Santiago.

Entre os dias 9 e 11 de janeiro, a comunidade de Yaldad (Quellón) sediou o X Congresso Lafkenche, que reúne mais de 300 lideranças de toda a costa chilena. O encontro ocorreu sob estado de “alerta máximo”, devido às tentativas de setores industriais e políticos de modificar a Lei 20.249 (Lei Lafkenche), que garante o uso consuetudinário do mar pelos povos originários. Lideranças locais explicam: o que está em jogo não é apenas a pesca, mas o modelo de desenvolvimento. A defesa do ECMPO (Espaço Costeiro Marinho de Povos Originários) é a trincheira final contra o avanço predatório da indústria do salmão.

A delegação brasileira levou as experiências da parceria entre o FCT e o OTSS. A presença internacional transformou a disputa local num debate global sobre governança territorial, bem viver e saúde do Planeta.

Intercâmbio de Tecnologias Sociais: Da Bocaina aos Fiordes

Um dos momentos mais importantes da missão foi a apresentação da metodologia de Territórios Saudáveis e Sustentáveis desenvolvida pelo OTSS. Liderada pelo pesquisador Edmundo Gallo, coordenador político-pedagógico do OTSS, a comitiva participou de uma mesa redonda na Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile, no dia 15 de janeiro.

O objetivo é adaptar as tecnologias de cartografia social e monitoramento ambiental da Bocaina para a realidade dos fiordes chilenos.

  • Produção de dados independentes: Capacitar comunidades para gerar seus próprios indicadores de saúde e impacto ambiental.

  • Ecologia de Saberes: Unir o conhecimento ancestral Mapuche ao rigor científico da Fiocruz e da Universidade do Chile.

  • Combate ao “Marco Temporal”: A missão identificou que a ofensiva contra os Lafkenche no Chile espelha as táticas jurídicas de restrição de direitos territoriais observadas no Brasil.

Fogo e Memória

A missão também testemunhou o cenário de conflito em que vive o Wallmapu. Enquanto o Congresso era realizado, comunidades no lado argentino (Puelmapu) enfrentavam incêndios florestais e uma narrativa mediática de criminalização.

Além disso, a memória de Matías Catrileo, assassinado há 18 anos, e a situação dos prisioneiros políticos Mapuche em greve de fome reforçaram a urgência da proteção dos direitos humanos como pilar fundamental para qualquer projeto de sustentabilidade.

Observatório Binacional

A semente plantada em janeiro de 2026 aponta para a criação de um Observatório de Territórios Binacional. A parceria entre OTSS, Universidade do Chile e Identidade Territorial Lafkenche visa quebrar o monopólio estatal sobre a “verdade ecológica” e garantir que o Maritório continue sendo um espaço de vida e não apenas de exploração.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

doze + 2 =