Incra recebe imissão de posse de área emblemática em Pernambuco

Do Incra/PE

Nesta quarta-feira (19), o Incra recebeu a imissão de posse do imóvel rural Engenho Bom Jesus pela 35ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Conhecido também como antigo Engenho Automista, localizado no município de Amaraji (PE), o imóvel rural é considerado emblemático desde 2005, quando havia sido repassado ao Incra que criou assentamento e , posteriormente foi embargado.

Esta semana o oficial de justiça da 35ª Vara entregou a imissão de posse ao chefe da divisão de obtenção de terras do Incra em Pernambuco, Isaías Valeriano, reconhecendo o direito do Incra de destinar a área para fins de Reforma Agrária e restabelecendo o procedimento de criação de um projeto de assentamento no local.

De acordo com o servidor do Incra trata-se de “uma área emblemática, porque o assentamento foi criado e as famílias selecionadas, mas, após embargo apresentado pelo proprietário, a imissão foi suspensa”, afirma Isaías.

Com a decisão judicial o Incra pode dar continuidade a criação do projeto de assentamento, tendo como primeira etapa a realização de novo estudo para redefinir a capacidade de famílias assentadas.

Historico
Criado com o nome da área, Bom Jesus, o assentamento de 2005 contava com 25 famílias em sua relação de beneficiários que tiveram que deixar o local com a suspenção da imissão. Hoje, segundo o movimento social, existem cerca de 55 famílias acampadas no entorno do Engenho, que comemoraram o retorno da área ao Incra.

Também estavam presentes no evento o chefe do serviço de infraestrutura Zildomar Lopes, o representante regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Jaime Amorim, além de trabalhadores rurais da região.

Imagem: Reprodução do Incra.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

nove − seis =