Prefeitura de Santo Amaro [ou será Oslo?] é acusada de racismo após cartaz

Santo Amaro é capital da Dinamarca ou da Suécia? Ou será que nesta versão da Lavagem da Purificação um milagre racista transformará toda a população em escandinava? Considerando que segundo o IBGE apenas 7,6% dos moradores da cidade são brancos… Na tentativa de se justificar, a Prefeitura decidiu postar nas redes sociais cartazes de outras atividades, nos quais sua população estaria de fato refletida. Pior: dos cinco, um mostra quatro crianças de cabelo liso que um internauta classificou como indianas; outro, uma senhora de rosto marcado que está longe de poder ser considerada sequer ‘parda’; e um terceiro, a mão de um homem negro tocando a de um bebê bem mais claro (alguma intenção nisso?). Verdade que há também uma baiana vestida a caráter e três belas adolescentes comemorando o 20 de novembro. Mas… (TP).

Redação de A Tarde

A prefeitura de Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador, foi acusada de racismo por conta da divulgação de um cartaz da Lavagem da Purificação nesta terça-feira, 12, que traz apenas pessoas brancas, a maioria loira.

No Facebook, os internautas reclamaram da “falta de representatividade” da população negra no cartaz. “Por favor, refaçam o cartaz numa maneira original… Isso aí ta uma palhaçada”, disse um internauta.

“Esse post expressou o racismo total”, escreveu outra pessoa. “Essa publicação é um desrespeito enorme com o povo de Santo Amaro, com o Recôncavo e com a Bahia”, criticou outra. “A grande emoção é o preconceito que já começa o preconceito pelo cartaz. É festa de gringo meu povo?”, quis sabe outro internauta.

Para se retratar diante das acusações, a prefeitura respondeu na própria página.”Não existe racismo ou preconceito algum. Todo radicalismo e extremismo perde a razão no momento que você desrespeita a visão do outro. Pense ao contrário, se o cartaz fosse apenas com pessoas negras, as pessoas brancas poderiam se sentir ofendidas e fazer a mesma critica que você? Somos contra qualquer tipo de preconceito, racismo, estereótipo, ofensas, radicalismo e extremismo. Respeitamos sua opinião, entretanto, você deveria ter mais cuidado ao julgar pessoas, instituições e o governo municipal como preconceituoso. Em nosso município, Estado e país, somos uma linda mistura de raças e cores”.

A resposta não foi o suficiente para convencer os seguidores. “Não existe racismo nenhum? Como assim? Que pessoas vocês estão querendo representar? Vocês estão retratando uma cidade negra, com a população negra oprimida dessa forma, colocando brancos e só brancos caucasianos e vem me falar de ofensa? Extremismo? Cuidado? Julgar? Quem deveria ter mais cuidado são vocês, que lançam um cartaz racista para uma festa popular numa cidade postada no recôncavo como Santo Amaro, é bonito falar de mistura né? Dessa forma desavisada como vocês fazem, procurem construir uma análise histórica sobre o seu discurso e tomar vergonha na cara e se retratar diante da população negra que é a maioria absoluta na cidade”, rebateu outro internauta

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38,4% da população de Santa Amaro é negra e 51,3%  é parda, enquanto apenas 7,6% dos moradores da cidade declararam ser brancos. A população total de Santo Amaro é de 57.800.

Com a repercussão negativa, a prefeitura compartilhou diversas publicações antigas que fazem referência à cultura negra ou que mostram afrodescendentes.

Leia também:

Prefeitura de Santo Amaro usa foto da Hungria, sobre vida noturna em Budapeste

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 2 =