BA – Resgatados de trabalho escravo preparavam área para o gado

Fiscalização flagrou seis trabalhadores na zona rural de cidade no interior da Bahia

por Redação RBA

Seis trabalhadores foram resgatados na semana passada pela fiscalização na fazenda Prazeres, zona rural de Riachão das Neves, cidade no interior da Bahia. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, eles haviam sido contratados para desmatar uma área que seria usada para criação de gado de corte, em uma vila a aproximadamente 40 quilômetros do centro do município. “Para cada árvore derrubada e transformada em toco para a cerca, os trabalhadores tinham a promessa de receber três reais”, diz o ministério.

Segundo a força-tarefa com diversos órgãos públicos, eles não tinham carteira assinada, dormiam em alojamentos improvisados, sem água potável e energia elétrica, e em condições mínimas de higiene. “A carne que consumiam era conservada em sal e ficava dependura em um varal ao relento”, disse o auditor-fiscal Mário Diniz, da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia.

O alojamento foi interditado, e as atividades só poderão ser retomadas depois que todas as irregularidades forem corrigidas. Ainda segundo o ministério, o empresário fez o pagamento das rescisões (no valor total de R$ 15 mil) e se comprometeu a assinar a carteira dos empregados, que também receberão três parcelas de seguro-desemprego. Eles serão encaminhados a políticas públicas de assistência social e de qualificação profissional.

De acordo com o ministério, o fazendeiro não quis pagar indenização à sociedade pelo crime. Por isso, o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União deverão abrir uma ação civil pública, na qual pedirão multa no valor de R$ 1 milhão.

Imagem: Trabalhadores não tinham carteira assinada, dormiam em alojamentos improvisados e sem água potável (SRTE/BA)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

6 − 5 =