Universidade Federal de Roraima tem primeiro reitor indígena do Brasil

Jefferson Fernandes é Doutor em agronomia e ficará à frente da universidade até 2020

Em Universia

O Doutor em Agronomia Jefferson Fernandes, 51, se consagrou o primeiro indígena a assumir um cargo de reitoria em uma instituição de ensino superior no Brasil. A Universidade Federal de Roraima (UFRR), fundada em 1989, terá Fernandes no comando da instituição pelos próximos quatro anos (2016-2020).

Empossado na quarta-feira (9) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o novo reitor disse que os desafios do cargo são enormes, mas a motivação para superá-los é ainda maior. “Conhecer a região e ter vivido todo o processo de ocupação e desenvolvimento regional nos dá condições para contribuir de forma mais efetiva”, afirma o reitor.

Entre os desejos de Fernandes para os próximos anos está ampliar as oportunidades de educação para os povos indígenas, incluindo-os em cursos de graduação e, também, na pós-graduação. Seguindo essa mesma linha, o Mercadante defendeu a criação de um mestrado para gestores em terras indígenas.

“Precisamos formar esses jovens indígenas que vão sair das universidades e que precisam dar um passo em direção ao mestrado. Voltar para suas regiões e ajudar no desenvolvimento da agricultura orgânica ou na recuperação dos valores tradicionais é fundamental para gerar mais valor, mais emprego, mais renda e mais qualidade de vida”, disse o ministro.

Imagem: Doutor Jefferson Fernandes, primeiro reitor indígena do Brasil  |  Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Comments (3)

  1. Concordo em gênero, grau e número com a colega Lorena França. Há que se dar um outro enfoque a esta conquista! Fica a sugestão de publicação de uma outra matéria contando um pouco da estória do novo reitor.

  2. A matéria dá mais ênfase ao título de doutorado do indígena recém-empossado do que à sua etnia (não-informada) e sua trajetória. Dá mais espaço para a fala do Ministro do que para mostrar, sob a visão de Jefferson, quais são os desafios de assumir o cargo, e o que muda ao assumir a reitoria por ser indígena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 + 2 =