Procurador da República e servidor do MPF estiveram na unidade para verificar as condições de atendimento aos indígenas no local
O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) promoveu inspeção na Casa de Saúde Indígena (Casai) no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), para verificar as condições de atendimento aos indígenas no local. O procurador da República em Tefé Eduardo Gonçalves e o servidor João Vancan de Sousa Filho estiveram na unidade na última segunda-feira, 15 de agosto.
Durante a inspeção, o procurador e o servidor se reuniram com o diretor da Casai, que informou que a unidade funciona com duas enfermeiras, trabalhando em regime de plantão de 12 horas, oito técnicos de enfermagem e um assistente social.
A Casai, segundo o diretor, funciona como casa de apoio, recebendo indígenas que chegam de comunidades para posterior viagem a Manaus ou realização de exames no próprio município de Tefé. Alguns exames são realizados na própria Casai e os casos mais graves são conduzidos ao Hospital Regional de Tefé.
Os integrantes do MPF vistoriaram os diversos setores da unidade, incluindo a copa e os dormitórios. Foi verificado o modo de acondicionamento, a validade dos alimentos e a quantidade armazenada. Uma empresa contratada é responsável pelo fornecimento da alimentação e pelo preparo das refeições, segundo informações da direção da unidade e da nutricionista da empresa.
Nos dormitórios, o procurador da República conversou com os pacientes, que se mostraram satisfeitos com o atendimento, as instalações e as refeições disponibilizadas pela Casai. Um dos dormitórios abrigava cinco pacientes e três acompanhantes. Em outro dormitório, estava acomodado um casal de idosos. O terceiro dormitório estava desocupado e é destinado a pacientes que necessitam de isolamento, como em caso de doenças contagiosas, ou a pedido dos próprios pacientes. A equipe do MPF verificou também que todos os dormitórios dispunham de ar-condicionado e os banheiros estavam limpos.