PSDB quer ser o pai que fica com parte “boa” e deixa fralda suja para Temer, por Leonardo Sakamoto

Blog do Sakamoto

Sabe aquela história do pai que leva as filhas para o estádio de futebol, joga videogame com elas ou as ensinar a empinar pipa, mas nunca trocou uma mísera fralda de bunda suja ou acordou de madrugada para ver o que o choro do quarto ao lado significa sem que a mãe precisasse ”pedir ajuda”? Parece que o PSDB quer encarnar a figura de pai picareta que só fica com a parte suave se as coisas complicarem com o governo Temer.

Muitos tucanos defendem que, se for para sair do governo, o partido deve continuar apoiando as Reformas Trabalhista e da Previdência. Dizem, de forma cínica, que isso será ”em nome do país” quando sabem que seria em nome do grande empresariado e do mercado. Claro que não podem falar a verdade porque a esmagadora maioria da população é contra. Não das reformas em si, pois sabem da necessidade de atualizar as regras do país, mas do seu formato, imposto de um jeito violento e antidemocrático pelo governo do qual o partido faz parte.

Há, pelo menos, três grupos de tucanos: os que querem ficar com Temer e apoiar as reformas, os que não querem ficar com Temer e apoiar as reformas e os que não querem ficar com Temer, nem apoiar as reformas. Só para deixar claro: este último, que se preocupa com a raiz social-democrata do partido, é minoria.

Afinal, se as Reformas Trabalhista e da Previdência não passarem até o ano que vem, candidatos do partido podem ser execrados em debates na TV ao ter que defendê-las como uma de suas propostas de um futuro governo. E nem horas de discurso antipetista ou a ajuda de influenciadores digitais e seus perfis falsos que distribuem notícias mais falsas ainda vão salvar uma debandada do eleitorado ao perceber que um candidato apoia uma redução dos direitos dos trabalhadores da ativa e dos aposentados.

Temer não tem muitas opções hoje, a bem da verdade. Com a corda no pescoço, depende do apoio do PSDB e do empresariado que o partido representa. E sabe que sua melhor chance é tanto mostrar-se capaz de entregar essas encomendas corporativas quanto a falta de consenso de quem o substitua na tarefa no curto prazo. Se tivesse apreço à dignidade, afirmaria publicamente que um desembarque do PSDB levaria ao congelamento das reformas – o que deve estar sendo colocado em bastidores. Aliás, se tivesse dignidade, renunciaria e articularia eleições diretas para a sua vaga. Mas isso é outra história, porque a questão agora não é de garantir sua própria liberdade.

(Romero Jucá demonstrou mais autoestima ao afirmar que vai ser muito difícil o PMDB apoiar os tucanos nas eleições do ano que vem se estes vazarem agora.)

O PT, de certa forma, pagou o preço de ter colocado Michel Temer em nossas vidas com a conspiração a céu aberto realizada pelo então vice visando ao impeachment. Agora, seria justo o PSDB arcar com as consequências. Ao invés de pedir o divórcio e se divertir com as filhotas só nos finais de semana (ou seja, tocar as reformas e, junto aos eleitores, culpar Temer, o Breve), seria melhor que os dois ficassem juntos até o fim se for para mudar as leis trabalhistas e as regras de aposentadoria.

Aliás, que não fique só nisso. O PSDB deveria defender todas as falcatruas dos membros do governo aos microfones da imprensa e votar contra a denúncia que deve ser encaminhada pela Procuradoria Geral da República pedindo o afastamento de Temer. Que tenha a coragem de seguir ao lado de Temer para o bem e para o mal.

E, por favor, tire muitas fotos abraçando-o, bem como a Eliseu Padilha e Moreira Franco. Daquelas para usar em santinhos eleitorais. E faça muitos discursos defendendo Temer, como o inflamado pedido para que o tucanato paulista não desembarcasse do governo realizado pelo prefeito João Doria.

Assim fica mais fácil explicar aos eleitores de 2018 quem foram os responsáveis pela vida deles estar pior.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

treze + 15 =