BA – Quilombolas fazem manifestação contra proposta do governo do Estado que reduz a área original do quilombo em 80%

Roberto Aguiar, Portal A TARDE

Moradores do Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), protestam na Estrada do Coco. Parte da rodovia, sentido aeroporto, está fechada. A manifestação é contra a proposta de delimitação da área do quilombo apresentada pelo governo do Estado.

De acordo com Ana Lúcia, coordenadora da Associação Quilombola Quingoma, o mapeamento apresentado reduz a área original do quilombo em 80%. “Nossas terras já foram invadidas pela construção da Via Metropolitana. Agora, o governo quer reduzir nosso território a 20% do que nos pertence. Isso é um absurdo. Estamos caminhando até à Câmara de Vereadores para exigir um posicionamento dos vereadores e da Prefeita de Lauro de Freitas”, disse.

A equipe de reportagem do Portal A TARDE tenta falar com o governo estadual, por meio da Casa Civil. A assessoria de comunicação do órgão, no entanto, informou que irá verificar o caso e que se posicionará até o final do dia.

Manifestantes lutam contra a redução do território do quilombo (Fotos: Rodrigo Aguiar | Ag. A TARDE)

O universitário Vander Bispo, representante do Movimento Aquilombar, afirmou que “estamos nas ruas porque o governo simplesmente disse que não tem mais diálogo com a comunidade. Não podemos aceitar esse desrespeito com um quilombo. Somos parte da história da resistência de um povo que foi escravizado e até hoje luta por liberdade e reconhecimento da sua história. A nossa vida é construída com muita luta e assim seguirá. Não vamos desistir”.

Imagem destacada: Por conta da manifestação, parte da Estrada do Coco está interditada – Roberto Aguiar | Ag. A TARDE

Comments (1)

  1. é isso mesmo vamos lutar até o fim, os póliticos que deveriam comprar a briga pelos direitos do quilombo, estão é querendo negociar com as construtoras, botar o dinheiro no bolso e da um pé na bunda dos quilombolas, cuidado corruptos a lava jato esta de olho em vocês

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

10 + quatro =