História de quilombo de Belo Horizonte é contada por suas lideranças

Relatos estão reunidos em livro que será lançado nesta sexta-feira, na sede da comunidade

UFMG

Relatos da matriarca Mãe Efigênia (Mametu Muiandê) e Cássia Cristina (Makota Kidoialê), lideranças do quilombo Manzo, localizado na Zona Leste de Belo Horizonte, estão registrados no livro Manzo: ventos fortes de um kilombo, que será lançado hoje, sexta-feira, 6, às 18h, na sede do quilombo, no bairro de Santa Efigênia. 

Resultado do projeto de extensão Quilombo em livro, a obra foi produzida com base em uma série de entrevistas com Mãe Efigênia e Cássia Cristina, transcritas e editadas pelos integrantes do Quilombo em Livro. Dividido em sete capítulos, Ventos fortes de um kilombo apresenta uma linha do tempo cujo marco é o nascimento de Efigênia.

A obra reúne conhecimentos tradicionais e descreve a complexa rede que envolve a comunidade, que se vê em batalhas permanentes para manter seu território, cultura, fé e modo de vida. A ausência de escolas e postos de saúde nas imediações e as relações conflituosas com o poder público – a Prefeitura de BH chegou a desocupar o terreno onde o quilombo está instalado e a expulsar os moradores por 80 dias – também são destacadas na narrativa.

“Esse livro é para dizer que existimos, somos sobreviventes da intolerância, do racismo e da incapacidade de um governo que um dia por aqui passou e violou uma série de direitos. Direito à liberdade um dia assinada e decretada por ele mesmo, porém nunca instituída. Para escrever nossa história, é preciso compreender nossa luta”, afirma Cássia.

Anseio antigo das lideranças Manzo, a publicação do livro foi viabilizada pelo Projeto Quilombo em Livro, vinculado a Fale. A coordenação editorial ficou a cargo da professora Aline Bicalho, e o trabalho de organização foi executado pelos alunos de formação em edição Iago Passos, Gabriel Prado, Keila Freitas e Franz Galvão Piragibe.

Durante o lançamento, haverá distribuição gratuita e limitada de exemplares do livro. A obra se destina principalmente às escolas do entorno da comunidade e a parceiros, como outros quilombos e ativistas.

A publicação, com tiragem inicial de 500 exemplares, foi beneficiada por edital da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. No evento de sexta, também será lançada campanha de financiamento coletivo para viabilizar a segunda tiragem. Mais informações estão disponíveis em evento criado no Facebook.

O Kilombo Manzo fica na Rua São Tiago, 216, no bairro Santa Efigênia.

O Programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, que foi ao ar na manhã desta quinta-feira, conversou com Makota Kidoialê sobre o livro.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 3 =