Correntina: multidão invade fazendas do agronegócio em defesa dos rios. Entenda o caso

No Portal Lapa Oeste

Centenas de populares invadiram duas fazendas em Correntina, Oeste da Bahia, durante a manhã desta quinta-feira (2),  para interromper a captação de água em rios da região, destinada ao abastecimento de grandes áreas agrícolas, próximas ao Distrito de Rosário, a mais de 100km da sede do Município.

O grupo chegou ao lugar em ônibus e automóveis, sendo acompanhado por guarnições da CIPE Cerrado. Segundo informações divulgadas nas redes sociais, máquinas agrícolas e os pivôs foram destruídos pelos manifestantes.

“Infelizmente tem que ser assim. Os agricultores estão acabando com nossos rios. Parabéns à população que está lutando pelo seu rio. Infelizmente aqui no nosso oeste  tem muitos agricultores que só pensam no seu bolso destroem nossas nascentes desenfreadamente e ainda contam com os órgãos de regulação tais como INEMA, cheios de funcionários corruptos que através de propinas liberam outorgas irregulares. Por isso vemos a situação do nosso rio grande secando”, comentou um morador nas redes sociais.

As duas fazendas são propriedades do Grupo Igarashi e estão em fase de implantação. O mesmo grupo já esgotou reservas de água na Chapada Diamantina e mudou o empreendimento para o Oeste da Bahia. As fazendas possuem autorização legal para utilizar a água do Rio Arrojado, no entanto, a população contesta a exploração, temendo pelo esgotamento do riacho.

Entenda o caso

As agressões ao Rio foram tema de uma reportagem do Globo Rural, da Rede Globo de Televisão. A matéria demonstra que as agressões aos cerrado, no Oeste da Bahia, foram iniciadas na década de 1970, quando o Governo Federal autorizou o desmatamento dos locais onde estão as nascentes dos rios e riachos.

(Assista à matéria completa).

No vídeo abaixo, um professor de Correntina faz um resumo das agressões ambientais produzidas pelo agronegócio e os resultados já sentidos no Oeste da Bahia.

Centenas de populares invadiram duas fazendas em Correntina, Oeste da Bahia, para interromper a captação de água em rios da região pelo agronegócio. Foto: Portal Lapa Oeste.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ione Rochael.

Comments (1)

  1. ÁGUA É NECESSIDADE BÁSICA DE TODO SER VIVO:
    1. ser humano
    2. Animais
    3. plantas para respirar oxigênio e não ani.carbónica
    .
    ,
    ,
    ,
    5. Último para o lucro de alguns poucos em cima das maiorias necessitadas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × dois =