Rompimento de barragem deixa Rio Doce mais raso e eleva risco de enchentes

Profundidade do Rio Doce apresenta assoreamento entre 30 e 40 centímetros no trecho de Governador Valadares após rompimento da Barragem de Fundão. Risco de transbordamento aumentou

Mateus Parreiras – Enviado especial EM

Conselheiro Pena e Governador Valadares – O fantasma dos alagamentos frequentes, engolindo carros nas ruas, ilhando moradores em suas casas e levando risco de afogamentos e doenças está mais presente do que nunca em Governador Valadares e no distrito de Baguari, no Vale do Rio Doce. Depois de o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, na Região Central de Minas, ter despejado quase 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, o acúmulo desse material no leito tornou o manancial que banha a cidade mais vulnerável ao regime de enchentes. De acordo com o professor de recursos hídricos da Universidade Federal dos Vales dos Rios Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Alexandre Sílvio Vieira da Costa, estudos realizados pela instituição mostram que o assoreamento causado pela lama chega a ter entre 30 e 40 centímetros no trecho do município de Valadares. A profundidade média do manancial, que seria de 86 centímetros, chegou a ser de 70 a 50 centímetros devido a esse desastre que completa dois anos. Essa condição tornou o transbordamento do curso d’água mais fácil com chuvas menos intensas do que antes.

E essa realidade já foi sentida na prática pelos valadarenses. No dia 20 de janeiro do ano passado o Rio Doce transbordou com as chuvas alagando os bairros São Tarcísio, São Paulo, Santa Terezinha e São Pedro. Devido às chuvas, o nível do Rio Doce chegou a 2,56 metros e suas águas escaparam do leito e invadiram a cidade, um comportamento que surpreendeu, uma vez que o histórico de monitoramento do manancial pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aponta a cota de inundação em 3,6 metros. “Essa redução da profundidade é um fato e torna a situação das inundações muito pior do que antes. Principalmente devido à mudança do regime hidrológico na bacia. Temos tido períodos secos mais secos e chuvas concentradas no verão. São de três a quatro dias de chuvas fortes, que causam alagamentos e outros transtornos”, afirma o professor Alexandre Sílvio.

Um outro problema é justamente o revolvimento da camada de lama e rejeitos de minério de ferro assentada no fundo do leito do Rio Doce, de acordo com o especialista da UFVJM. “Esse material, quando começa a chover, fica em suspensão e aumenta bastante a turbidez (concentração de partículas na água) e crescendo as medidas necessárias para o tratamento da água que é consumida em Valadares. Isso compromete o tratamento, obriga a companhia de água a gastar mais com substâncias químicas para tratamento e traz picos de inutilização das águas”, afirma Alexandre Sílvio.

Uma realidade que lembra aos moradores de bairros que margeiam o Rio Doce de um sofrimento que parecia ter sido superado. “As piores enchentes foram de 1979 e de 1997, quando chegou a entrar 1,2 metro de água dentro de casa. Agora, com essa lama, já teve uma enchente que entrou 22 centímetros dentro da minha casa, com pouca chuva. O medo da gente é voltar àquela situação de antigamente, quando a gente ficava preso em casa, sem poder trabalhar e perdia um tanto de coisa. Cheguei a sair de calção, com a roupa na cabeça e vestia depois para trabalhar”, lembra o vigia Edson José Ferreira, de 64 anos. De acordo com ele, até hoje a água tirada do rio não é consumida na casa dele. “A água só presta para lavar a casa e roupas. Para cozinhar ou beber tem de comprar ou pegar com a Samarco (Fundação Renova). A gente aqui faz estoque numa caixa d’água para não correr o risco de faltar. É esse o medo e o de a água entrar aqui e levantar as nossas coisas como antes. Já perdi guarda-roupas, móveis, ventilador, mantimentos. Não gosto nem de lembrar”, afirma o morador do Bairro São Paulo, um dos mais ameaçados com as cheias do Rio Doce.

Camada de lama e medições constantes

As sondagens para saber qual a altura da camada de lama no fundo do Rio Doce foram realizadas no ano passado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Teófilo Otoni. “Fomos ao rio no período seco e tiramos amostras do leito. No fundo do rio deveria ter areia, o que é mais fino, como os rejeitos da Samarco, mas as amostras que tiramos de vários pontos entre Governador Valadares e a Barragem de Baguari mostram essa camada preocupante ainda presente”, disse o professor Alexandre Sílvio.

Mensalmente, 54 mil litros de água mineral são distribuídos a atingidos pela Fundação Renova, que foi criada para organizar e executar a reparação dos danos do rompimento após um acordo entre a Samarco, a União, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e as controladoras da mineradora, que são a Vale e a BHP Billiton. O presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, afirma que foram instalados 92 pontos de monitoramento ao longo do Rio Doce, tornando o manancial o mais monitorado do Brasil. De acordo com Waack, não foram detectadas grandes concentrações de rejeitos acumulados no manancial. “Esse material que foi carreado a partir de (da Barragem de) Candonga é muito particulado. Muito fino. Não ficou formando grandes acúmulos no leito e acaba sendo levado. De qualquer forma teremos medições periódicas e os resultados de análises e monitoramento deverão ser providenciados pela Agência Nacional de Águas (ANA) periodicamente e em breve”, disse.

Por causa das restrições de uso de água de rios atingidos por rejeitos para a dessedentação animal, determinadas por órgãos ambientais, a Fundação Renova fornece regularmente água para propriedades rurais impactadas. Entre a Barragem de Fundão e a Barragem de Candonga, cerca de 40 produtores rurais recebem o fornecimento de água regular. A Renova fornece 140 mil litros de água por dia útil para essas propriedades, por meio de caminhão-pipa. A quantidade definida para cada propriedade leva em conta as necessidades e capacidade de armazenamento. Quando é constatada necessidade de ampliar o fornecimento, a Fundação Renova, estuda alternativas, como o empréstimo de caixas d’água e perfuração de poços artesianos – 38 já foram perfurados com este objetivo.

Vigia Edson José Ferreira afirma que uma chuva mais fraca fez com que o rio subisse e invadisse sua casa (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)

Início do monitoramento

A ocupação do município de Governador Valadares ao largo das duas margens do Rio Doce sempre trouxeram conflitos para essa população ribeirinha, que convivia com cheias prolongadas, destruição e perdas. Em fevereiro de 1979 ocorreu uma grande cheia que incentivou a criação, em dezembro de 1981, de um Grupo Interministerial de Trabalho com o objetivo de realizar estudos de prevenção e controle de cheias na bacia do rio Doce. Foi o trabalho desse grupo que originou, entre outras estratégias, na composição de um sistema de alerta de inundações para a população se prevenir.

Na década de 1980, foram instaladas uma série de estações telemétricas na bacia com transmissão via telefone ou rádio. Já na década de 1990, foram instaladas estações com transmissão via satélite e os dados disponibilizados via Internet. A rede foi criada e operada continuamente, mas um sistema de alerta capaz de coletar, analisar dados e alertar a população em tempo hábil sobre a ocorrência de enchentes não chegou a ser implantado.

A bacia, então, acabou sendo escolhida para o desenvolvimento de um projeto-piloto de gestão de bacias hidrográficas por meio da Cooperação Técnica entre os governos brasileiro e francês, com o objetivo de simular um sistema de gestão de recursos hídricos de acordo com o modelo francês. Em 1996, dando continuidade ao projeto, foi implantada a Agência Técnica da Bacia do Rio Doce (Adoce), coordenada e financiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Em janeiro de 1997, houve nova grande cheia na bacia e, a partir daí, a Adoce começou a operar um sistema de alerta contra enchentes. A partir de 2000 foi possível a operação plena do sistema.

Indenização demorada

A equipe do Estado de Minas mostrou ontem, na terceira matéria especial da série sobre os dois anos do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, a dificuldade que as famílias passam por não ter sido ainda reassentadas. Indenização pode ficar mais cara devido à demora para regularizar a situação das vítimas. Para receber o valor, as pessoas precisam fazer um cadastro, que pode tornar a missão mais complicada.

DEPOIMENTO

Mateus Parreiras, repórter

Fardo grande

Uma imagem que sempre vinha à minha cabeça quando o assunto era Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, além da maciça imigração para os Estados Unidos e do intenso comércio de pedras preciosas, era a das enchentes. Recordo-me de o Rio Doce alagar ruas e casas às suas margens deixando pessoas ilhadas. Um drama para a população. Mas, depois do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, achei que aquele drama seria esquecido, substituído por outro ainda pior que foi o desabastecimento e a frenética luta pela água, saques de fornecedores, filas para caminhões-pipa e fardos de água mineral. Estava enganado, pois, ao que parece, em vez de ter ocorrido uma substituição de mazelas, a lama se somou às devastadoras enchentes, à falta de água e ao desabastecimento. E isso você sente ao conversar com as pessoas que vivem nessas áreas inundáveis, a sensação de que o fardo delas só cresce.

Imagem: Curso d’água corta a cidade que teve abastecimento prejudicado e ficou mais suscetível a enchentes depois do desastre em Mariana (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete − 7 =