Canadá retira estátua de figura histórica acusada de racismo contra indígenas

A estátua do fundador da cidade canadiana Halifax, Edward Cornwallis, foi removida por ordem camarária sem qualquer objecção dos canadianos. É que recentemente os historiadores descobriram que o oficial britânico que colonizou a região e fundou a cidade chegou a oferecer recompensas para quem lhe entregasse escalpes dos indígenas da região, os Mi’kmaq.

Por Susana Lúcio, no Sábado

Ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos em que a remoção de estátuas de comandantes da guerra civil racistas foi contestada e levou à morte de uma pessoa, no Canadá ninguém protestou contra a retirada do fundador da cidade de Halifax.

Há 90 anos que a estátua de bronze de Edward Cornwallis, o oficial britânico que fundou a cidade de Halifax, dominava o centro da capital da província canadiana de Nova Escócia.

Mas, na semana passada, após alguma discussão camarária decidiu-se retirá-la por respeito às populações nativas da região.

É que, recentemente, os historiadores descobriram que o oficial britânico que colonizou a região e fundou a cidade chegou a oferecer recompensas para quem lhe entregasse escalpes dos indígenas da região, os Mi’kmaq.

“Quando eu era novo nós éramos considerados descendentes de selvagens, de bárbaros e tratados como tal”, disse o historiado Daniel Paul, descendente dos Mi’kmaq.

“A proclamação dos escalpes nunca foi falada. Soube dela quando era novo, mas nunca tinha visto nenhuma prova da sua existência. E claro, os historiadores caucasianos nunca escreveram sobre ela.”

A câmara decidiu retirar a estátua temporariamente até decidir o que fazer com ela. “Somos todos produtos da nossa história. Mas não devemos ser prisioneiros dela”, disse o presidente da Câmara de Halifax, Mike Savage.

“Não devemos perder a oportunidade de contar uma nova história a partir da antiga. Se deixarmos um lugar vazio onde estava esta estátua rendemo-nos à vontade de enterrar as lições da história, de esconder a verdade.”

A estátua foi retirada por uma grua na semana passada e a acção foi festejada por um grupo de pessoas, este fim-de-semana.

Imagem capturada de vídeo

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 1 =