Audiência pública irá definir metas emergenciais no caso de vazamento da Hydro

Evento será nesta quinta-feira (22), em Barcarena (PA)

Por MPPA

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Ministério Público Federal (MPF) no Pará vão promover, em caráter de urgência, na próxima quinta-feira (22), audiência pública em Barcarena para informar a população sobre as ações do MPPA e do MPF e as propostas para composição de um termo de acordo voltado a ações emergenciais que devem ser adotadas em relação às denúncias de vazamento de efluentes da planta industrial da empresa Hydro Alunorte.

O evento vai ocorrer das 14 às 18 horas na Igreja Assembleia de Deus, em frente à praça de alimentação, no bairro dos Cabanos, em Barcarena. O Ministério Público convida as entidades representativas e toda a sociedade de Barcarena para participar da audiência. Será permitido o ingresso no local de no máximo mil pessoas, devido à capacidade do espaço.

A audiência também visa colher críticas e sugestões destinadas a aprimorar a atuação do Ministério Público quanto ao assunto.

A promotora de Justiça Eliane Moreira destaca que é urgente debater sobre o assunto: “as comunidades relatam em seus depoimentos o consumo de água contaminada, intercorrências de saúde, bem como alterações graves no meio ambiente. Os relatórios técnicos apresentam dados e conclusões que confirmam os fatos denunciados pela comunidade, o que exige imediatas providências quanto a reparação, assistência e mitigação dos impactos socioambientais identificados”.

A audiência dará também oportunidade para que a população participe relatando os problemas que enfrentam acerca do tema, para que desta forma, junto aos órgãos responsáveis, sejam definidas metas para buscar soluções o mais emergente possível.

SERVIÇO
Audiência pública
Data: 22/03/2018
Horário: 14h às 18h
Local: Igreja Assembleia de Deus, em frente à praça de alimentação, no bairro dos Cabanos, em Barcarena.
Participantes: será permitido o ingresso de no máximo mil pessoas, observada a capacidade do espaço.

Imagem: Cidade no nordeste do Pará enfrenta contaminação provocada por vazamento de rejeitos de barragem da mineradora Hydro – Foto: Ascom/Semas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

9 + 19 =