Lula é um preso político!

Por João Alfredo Telles Melo*

1. Ao contrário do que se afirma, Lula não foi preso por um crime comum e sua prisão nada tem a ver com a Petrobras ou a Lava-Jato. Lula é um preso político!

2. Preso político de uma condenação injusta, porque sem provas. O triplex de Guarujá – que seria a “prova material” da propina e da lavagem de dinheiro – nunca lhe pertenceu, nunca foi incorporado ao seu patrimônio ou de alguém de sua família ou mesmo de um laranja seu qualquer. Ninguém mora naquele apartamento até hoje!

3. Por esse crime sem provas, Lula foi condenado, por Moro, inicialmente a 9 anos e meio de prisão, pena essa aumentada pelo TRF4 para 12 anos, que diminuiu a pena dos demais acusados, inclusive do empresário que supostamente teria corrompido Lula. O julgamento do recurso no TRF4 passou na frente de vários outros processos mais antigos!

4. A presidente do STF impediu que se julgasse ações que questionavam a prisão em segunda instância para supostamente não permitir  que o supremo mudasse seu entendimento antes do julgamento do Habeas Corpus de Lula. A manobra foi denunciada pelo ministro Marco Aurélio na própria sessão, solicitando inclusive que isso fosse constado em ata.

5. Às vésperas do julgamento do HC de Lula, militares ameaçaram com intervenção militar, no que parece ter amedrontado a ministra Rosa Weber, conforme observou o professor Roberto Romano na Folha de São Paulo.

6. O processo do mensalão mineiro/tucano já tramita há mais de 11 anos sem trânsito em julgado. O ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) já foi condenado em segunda instância e permanece solto até hoje. Ninguém está mesmo acima da lei?

7. O STF decidiu não afastar Aécio do Senado, libertou sua irmã e ARQUIVOU processos e inquéritos contra o próprio Aécio, o Serra e o emedebista Jucá por decurso de prazo. Há ou não seletividade no judiciário brasileiro?

8. O STF negou habeas corpus para Lula, mas, já o concedeu para médico estuprador, banqueiro ladrão e amigos de Temer etc. O que torna Lula MAIS PERIGOSO que todos esses demais?

9. A prisão de Lula foi uma exigência das principais entidades patronais (CNA, FIESP), dos setores golpistas das forças armadas, da Rede Globo e foi comemorada por Bolsonazi. O que demonstra cabalmente os interesses políticos e de classe na sua (de Lula) condenação e encarceramento, não só pelo fato de se encontrar em primeiro lugar nas pesquisas, mas, porque, em algum momento, aventou a possibilidade de rever as medidas neoliberais e regressivas do golpista Temer. O “Mercado” comemorou a decretação da prisão de Lula com a subida das bolsas.

10. Os que estiveram nos últimos dias no Sindicato de São Bernardo, se solidarizando com Lula e resistindo a que ele fosse levado preso eram, em sua grande maioria, trabalhadores, jovens, militantes de esquerda, gente do povo que claramente compreendia o caráter político de sua prisão.

11. Por tudo isso, Lula é um preso político do Estado brasileiro, que, cada vez mais, se encontra capturado pelos interesses do grande capital, de uma elite política corrupta e patrimonialista  e dos setores mais conservadores, reacionários e antipopulares da sociedade brasileira.

12.Assim, considero ser um dever de todo humanista, democrata, socialista e/ou anticapitalista lutar pela libertação de Lula e denunciar a profunda injustiça de que ele é vítima.

13. E isso, de minha parte, não significa, de forma alguma, apoio político-eleitoral a Lula ou ao PT nas eleições de outubro. Sou do PSOL e apoio, com muita convicção, Boulos e Sônia Guajajara, as melhores candidaturas à Presidência da República. Entretanto, não só me indigno com a injustiça, como compreendo o significado político e de classe da prisão de Lula e o que traz de perigo de retrocessos na atual quadra política, em face do crescimento do fascismo em nosso país.

Liberdade para Lula!

João Alfredo Telles Melo é advogado, Mestre em Direito pela UFC, doutorando em Desenvolvimento e Meio  Ambiente/UFC e Professor de Direito Ambiental.

Comments (1)

  1. O POVO BRASILEIRO SEMPRE FOI UM PRESO POLÍTICO PELAS ELITES. PRESO PELAS DESIGUALDADES. PRESO PELA FALTA DE OPORTUNIDADES. PRESO PELA FOME., MISÉRIA, VERMINOSES. PRESO POR CONDIÇÕES SUB HUMANAS DE MORADIA, SEM ASSISTENCIA MÉDICA SANEAMENTO. PRESO POR FALTA DE MOBILIDADE URBANA. PRESO PELA FALTA TOTAL DE INSTRUÇÃO. PRESO PELA LAVAGEM CEREBRAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE SÃO ACINTOSOS. PRESO PELA ESCRAVIDÃO. PRESO PELA COR DA PELE. PRESO PELO PRECONCEITO E ÓDIO DE CLASSES. LULA QUEBROU ESSES GRILHÕES, DANDO POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A MAIORIA, SEM AFRONTAR AS ELITES. ELES QUE SE AUTO-AFRONTARAM-SE. AÍ VEIO A INCONFORMIDADE CONTRA O” DESQUALIFICADO” LULA. O POVO DEIXOU DE SER PRISIONEIRO E QUER DE NOVO LULA NA PRESIDENCIA E ISSO VAI ACONTECER. CASO CONTRÁRIO, HÁ CONDIÇÕES INEQUÍVOCAS DE TERMOS 200 MILHÕES DE CAIXAS DE FÓSFOROS ACENDENDO SEUS PALITOS E CAMINHANDO PELO PAIS AFORA CLAMANDO DEMOCRACIA JÁ, ELEIÇÕES SEM CASUÍSMOS E LULA DISPUTANDO A ELEIÇÃO DE OUTUBRO. DISSE E REPITO: FOI A MAIOR FURADA ESTRATÉGICA DAS ELITES POIS LULA, GOVERNOU MAIS PARA AS ELITES QUE SEMPRE TIVERAM TODOS OS PODERES E DEU O MÍNIMO DO MÍNIMO AO POVO, MAS NEM ISSO ESSA CORJA QUER.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

nove + dois =