Pernambuco sedia encontro estadual que discute agroecologia

O evento é preparatório ao IV Encontro Nacional de Agroecologia, que será realizado em Belo Horizonte, no final de maio

Da Redação Brasil de Fato

Serra Talhada, no Sertão do Pajeú de Pernambuco receberá, nos dias 16 e 17, o Encontro Estadual de Agroecologia, que reunirá representantes de movimentos e organizações populares das lutas de mulheres, juventude, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pesca artesanal e da academia. A atividade será realizada na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/ UFRPE), e é uma realização das organizações que integram a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em Pernambuco. É também momento preparatório do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), a ser realizado no final de maio, em Belo Horizonte (MG).

“Um dos instrumentos de nossa luta de resistência é nos encontrarmos. A realização de um encontro neste contexto é estratégico, e vai nos ajudar a entender melhor a situação e combinar nossa atuação, intervenção e resistência. Uma outra expectativa é que a gente consiga chegar no IV ENA com a clareza de como a agroecologia está sendo construída nos territórios, que desafios tem enfrentado e como tem superado, e quais os problemas mais recentes que tem impedido seu avanço”, explica Giovanne Xenofonte, coordenador do CAATINGA, um dos organizadores.

Na programação estão previstas discussão sobre: Comunicação e democracia; Água: Acesso, Conservação e democracia; Juventudes; Mulheres: Sem feminismos não há agroecologia; Terra e Territórios e Direito à Cidade.

O encontro pretende também construir instalações pedagógicas traçando um retrato sobre as resistências e desafios de três regiões de Pernambuco, o Sertão do Araripe, o Sertão do Pajeú e a Zona da Mata Sul. Essa construção será apresentada em Belo Horizonte, durante o IV ENA.  Também será realizado um debate sobre os avanços e desafios em diálogo com a Agroecologia.

O evento contará com apresentações culturais, abertas ao público na noite do dia 16, com apresentações de grupos, dança e uma feira com expressões agroecológicas.

Edição: Catarina de Angola.

Imagem: Em março, aconteceu o Encontro Regional de Agroecologia em Recife (PE) / Catarina de Angola

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 + 2 =