Exposição da cultura indígena salva peças de fogo no Museu Nacional

Dayana Vitor, na EBC

Nem todas as peças do acervo do Museu Nacional foram consumidas pelo fogo. Além dos itens que estavam armazenados no prédio anexo à instituição, outros foram salvos.

Entre eles, peças que estão na exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros”, em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas do Distrito Federal até o dia 16 de dezembro.

A mostra conta com vários itens do museu do Rio, entre eles imagens de mantos Tupinambás e um conjunto de vestimentas do povo Pankararu, usadas em rituais e confeccionadas em fibras vegetais.

Também estão na exposição, maracás, arcos e flechas, cocares de povos do Nordeste, como os Xucuru, Kiriri, Tupinambá e Fulniô.

O curador da exposição no Memorial dos Povos Indígenas é professor de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Pacheco.

Ele afirmou que o acervo antropológico do Museu Nacional contava com mais 40 mil peças e as que estão em Brasília foram, algumas das poucas salvas.

João Pacheco, que conhecia bem o acervo do Museu Nacional, cita algumas das peças aque existiam no local e foram perdidas no incêndio que ocorreu no dia 2 de setembro.

Mais de 230 mil pessoas no Brasil e exterior já visitaram a exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” que contêm peças do acervo do Museu Nacional.

Antes de Brasília, a mostra já tinha passado pelas capitais de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Também ficou em cartaz em Córdoba, na Argentina.

Serviço:

Memorial dos Povos Indígenas
Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
Horários de visitação:
Aberto para visitação de 29 de agosto a 16 de dezembro
Terça à Sexta das 09h às 17h
Sábados e Domingos das 10h às 17h

– Contato para escolas
3344-1154/ 3342-1156

Foto: Bruno Pacheco de Oliveira.

Comments (1)

  1. Hoje escutei de um Pankararu que foi comunicar está alegre notícia para sua velha mãe.
    Enquanto todos se alegravam….ela recebeu a notícia tranquila e disse:ELES(OS ENCANTADOS)JÁ SABIAM.SAIRAN ANTES!

    Está e pro Pacheco e pro Arruti.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 4 =